Com tradicional fonte luminosa, Prefeitura entrega nova Praça Desembargador Montenegro em Camaçari

 Com tradicional fonte luminosa, Prefeitura entrega nova Praça Desembargador Montenegro em Camaçari

Um dos principais equipamentos de lazer do município, a nova Praça Desembargador Montenegro foi entregue à população nesta sexta-feira (11). Com a abertura do espaço, fruto de esforço conjunto para ordenar o Centro da cidade, a Prefeitura de Camaçari reafirma o compromisso da gestão com os comerciantes e toda população.

A praça havia sido fechada em abril de 2024 e as obras estavam paralisadas, desde outubro do mesmo ano. O trabalho foi retomado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) há três meses que, em tempo célere, seguiu dando continuidade às intervenções previstas no convênio com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, incorporadas ao Programa de Revitalização do Centro da cidade.

“Todo mundo sabe que reconstruir uma casa é sempre mais difícil do que construir. Mas, estou feliz em estar aqui hoje, entregando essa praça, que foi revitalizada pela primeira vez lá em 2006. Dessa vez, o projeto inicial não foi de autoria da nossa administração, mas tivemos a oportunidade de fazer ajustes importantes e colocar essa praça para funcionar novamente. Estava com saudade de dialogar com nosso povo, e que bom fazer isso nesse equipamento, tão significativo”, pontuou o prefeito Luiz Caetano.

Com área total de 3.591.81 m², as intervenções do espaço contemplaram serviços de drenagem, instalação de novo piso, paisagismo e jardineira de granito. Ao retomar a obra, a atual gestão incluiu no projeto a instalação de bancos de madeira, construção de novos quiosques, bem como a revitalização da tradicional fonte luminosa.

Para a dona de casa Zenilda Maria, 57 anos, manter a fonte luminosa foi uma decisão acertada, tendo em vista a importância que o elemento representa para muitos munícipes.

“Estava aqui sentadinha admirando. Gosto muito dessa fonte, desde quando ela foi criada pela primeira vez. Aqui é um local que sempre costumo parar para olhar a movimentação, encontrar as amigas. Para mim é como se fosse um cartão postal da cidade”, afirmou a moradora do bairro da Bomba.

O ato de inauguração foi marcado por apresentações culturais, a exemplo do grupo Pé de Lata. Acompanhando a filha Lavínia Alves, 7 anos, Rita de Cássia Alves, 47 anos, contou que estava com muita saudade da Praça Desembargador Montenegro e reforçou a relevância do espaço como grande difusor da cultura local.

“Tinha que vir aqui participar desse momento de celebração. Essa praça é um local de vivenciar a cultura, não é incomum passar por aqui e ver algum artista expondo seu talento. Esse tempo que aqui ficou fechado, foi muito ruim. Agora, vendo tudo reaberto, é uma felicidade. Ver o Pé de Lata cantando, trazendo essa energia boa, não tem preço”, assegurou Rita de Cássia.

Valorizando os talentos da terra, a programação ainda contou com apresentações circenses e de teatro, acompanhadas pela Secretaria de Cultura (Secult), e o samba do Grupo Fascinante.

As melhorias na Praça Desembargador Montenegro ainda não acabaram, conforme lembra o secretário da Infraestrutura, José Mario Lima. Os tapumes de isolamento permanecem apenas ao lado direito da praça, onde essa intervenção específica está sendo finalizada.

“Agora, a Seinfra acelera a área de instalação dos novos quiosques para atender permissionários que já atuam por lá, com o objetivo de promover melhores condições sanitárias e de infraestrutura, tanto para os comerciantes quanto para os munícipes que transitam na região”, explicou.

A entrega desta sexta-feira contempla a primeira fase do trabalho de requalificação do Centro, que foi dividido em seis etapas e deve ser finalizado em dezembro.

Foto: Patrick Abreu

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.