Funeral do Papa Francisco será no sábado (26) em Roma, com sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore

 Funeral do Papa Francisco será no sábado (26) em Roma, com sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore

O funeral do Papa Francisco será realizado no sábado (26), às 10h (horário de Roma, 5h no horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, conforme anunciado pelo Vaticano nesta terça-feira (22). O corpo do pontífice será velado a partir de quarta-feira (23) no local, onde ficará disponível para visitação pública. A cerimônia fúnebre será conduzida pelo decano do Colégio dos Cardeais, Giovanni Battista Re, e, após a missa, o corpo será sepultado.

Morte e últimos desejos

Jorge Mario Bergoglio faleceu na madrugada de segunda-feira (21), aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca. Ele foi encontrado na Casa Santa Marta, onde se recuperava de uma pneumonia bilateral.

Diferentemente de seus antecessores, Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, e não na tradicional Basílica de São Pedro. O funeral seguirá a “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, aprovada por ele mesmo em novembro de 2024.

Ritos fúnebres

1. Missa de sufrágio: Celebrada na noite de segunda-feira (21) na Basílica de São João de Latrão, onde foi confirmado o óbito pelo cardeal Baldo Reina.
2. Velório: O corpo, em um caixão de madeira revestido com zinco, será exposto na Basílica de São Pedro a partir de quarta-feira (23).
3. Sepultamento: Não seguirá o modelo tradicional dos três caixões (cipreste, chumbo e carvalho), mas sim um ritual mais simples, sem menção ao título de “Romano Pontífice”. Francisco pediu uma lápide discreta, com apenas a inscrição: “Franciscus”.

O funeral será um momento de despedida para um papa que marcou a história da Igreja com sua humildade e reformas.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.