Camaçari: Rede municipal de ensino recebe projeto “Era Uma Vez… Brasil”

 Camaçari: Rede municipal de ensino recebe projeto “Era Uma Vez… Brasil”

De forma inédita, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), traz para a rede municipal de ensino a nona edição do projeto “Era Uma Vez… Brasil”. A iniciativa será apresentada nesta sexta-feira (25) para professores de História do oitavo ano do ensino fundamental, e acontecerá das 8h às 12h no auditório da Diretoria (DIPE), localizado na Rua Francisco Drumond, s/n, Centro.

Com o tema “Quem conta a nossa história? A participação indígena e afro-brasileira na formação do Brasil”, o projeto se desenvolverá em quatro etapas. A primeira delas, que acontecerá nessa sexta, nominada Fatos Históricos, tem como eixo “Trajetórias e contextos: existências negras e indígenas na história do Brasil”. O objetivo é capacitar educadores para trabalharem o conteúdo em sala de aula, promovendo a criação de ferramentas que possibilitem a construção de narrativas históricas centradas em experiências de pessoas negras e indígenas.

A jornada formativa terá como facilitadora a mestre em História, Sheyla Trapiá, que desenvolve pesquisas nas áreas de relações étnico-raciais, cultura visual e memória, história indígena e trajetórias históricas. Com experiência em docência nos ensinos Fundamental e Médio, a historiadora também possui experiência na gestão e conservação de acervos documentais.

O projeto “Era Uma Vez… Brasil” é uma iniciativa de arte-educação voltada para estudantes e professores do oitavo ano de redes públicas de ensino fundamental. É realizada pela Origem Produções, e tem o objetivo recontar a história do país sob perspectiva que valorize contribuições de indígenas e de afrodescendentes para formação da identidade nacional, promovendo reflexão crítica acerca de narrativas históricas oficiais, através de vivências pedagógicas e culturais.

Parte do público-alvo participará de intercâmbio cultural em Portugal, momento em que os participantes terão oportunidade de aprofundar discussões relativas à herança colonial e à construção da identidade brasileira. Ao longo do ano serão desenvolvidas diversas atividades formativas, a exemplo de oficinas de quadrinhos e de produções audiovisuais.

Além de escolas de Camaçari, o projeto contemplará unidades de educação fundamental em Salvador, Jacobina e Mata de São João, e de municípios de outros três estados brasileiros. O calendário da atividade em Camaçari prevê, até maio, mais três formações que acontecerão nos dias 29 de abril, 8 e 15 de maio. Nesses encontros serão trabalhados, respectivamente, os eixos “Sensibilização e técnica de história em quadrinhos”, “Qual a cor da arte brasileira? E as ciências, os corpos negros e o Brasil”, fechando o ciclo formativo com “Pindorama e Brasil: o legado de lutas e resistências indígenas”.

O projeto Era Uma Vez… Brasil já mobilizou mais de 22,6 mil estudantes em mais de 500 escolas públicas de 35 municípios na Bahia, Pernambuco, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A iniciativa tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura por meio do Ministério da Cultura, de empresas apoiadoras, além do suporte das Secretarias Municipais de Educação que sediam o projeto.

Foto: Era uma vez Brasil edição 2024- local: Mosteiro dos jerônimos. Portugal

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.