Olívia Santana celebra comando feminino na ALBA, confirma pré-candidatura a deputada federal e aposta em Luciana Tavares para Assembleia

Presente neste sábado (26) na inauguração do novo Centro Social Urbano (CSU) de Camaçari, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) destacou para o LF NEWS, a importância histórica da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) estar sendo comandada por duas mulheres: Ivana Bastos na presidência e Fátima Nunes na vice. Segundo a parlamentar, o fato representa um avanço no processo de democratização dos espaços de poder.
“É muito importante essa presença das mulheres na Assembleia Legislativa. É histórica, é um fato político termos Ivana Bastos na presidência e Fátima na vice-presidência. Isso reeduca o olhar, o imaginário coletivo, e a gente luta para que isso não seja uma exceção, para que a Bahia vá criando a cultura de eleger mulheres, de colocar mulheres em espaços de decisão e de poder”, afirmou Olívia.
A deputada também elogiou o retorno das votações de projetos voltados para os direitos das mulheres no estado. “Eu não esperava menos. Ivana Bastos sempre teve uma conduta voltada para a valorização das mulheres e agora que ela tem a caneta na mão, está usando para democratizar ainda mais a casa legislativa”, ressaltou.
Pré-candidatura a deputada federal
Olívia Santana confirmou que será pré-candidata à Câmara dos Deputados em 2026. Ela revelou que ainda neste sábado teria uma reunião com a direção estadual do PCdoB para bater o martelo sobre sua pré-candidatura.
“Depois da última eleição, em que tivemos mais de 92 mil votos, virou quase unanimidade a ideia de que precisamos dar um passo maior. A Bahia, o estado mais negro do Brasil, não tem hoje nenhuma mulher preta entre seus 39 deputados federais. Isso é uma contradição que precisa ser superada, e eu estou colocando meu nome à disposição para ajudar a mudar essa realidade”, declarou.
Apoio à pré-candidatura de Luciana Tavares
Olívia Santana também confirmou que a vereadora de Lauro de Freitas, Luciana Tavares (PCdoB), será candidata a deputada estadual nas próximas eleições.
“Luciana é um quadro forte, de grande projeção. Foi muito bem na sua reeleição, dobrando sua votação mesmo diante de muitos desafios. É muito justo que ela seja candidata a deputada estadual, e vamos nos unir para ajudá-la a chegar lá”, afirmou.