Ministro Rui Costa lidera missão na China para ampliar parcerias estratégicas

 Ministro Rui Costa lidera missão na China para ampliar parcerias estratégicas

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, deu início neste domingo (27) a uma intensa agenda na China, visando antecipar negociações para parcerias de investimento que devem ser formalizadas pelo presidente Lula em encontro com Xi Jinping, previsto para maio. A programação inclui reuniões com autoridades do governo chinês e representantes de empresas públicas e privadas nas áreas de infraestrutura, saúde e tecnologia, com foco na prospecção de acordos, especialmente em projetos vinculados ao Novo PAC.

Durante quatro dias de missão, Rui Costa irá cumprir uma série de compromissos para promover o mercado brasileiro no país asiático. Já no primeiro dia, ele se reuniu com o ministro Zheng Shanjie, da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, destacando o fortalecimento da relação bilateral.

“Estamos trabalhando para materializar e acelerar uma mudança de patamar na relação entre Brasil e China. Essa transformação é um compromisso tanto do presidente Lula quanto do presidente Xi Jinping, e visa intensificar o diálogo e a integração entre os Estados”, afirmou o ministro.

Ainda no domingo, Rui Costa visitou a sede da empresa chinesa CCCC e se encontrou com empresários do setor de infraestrutura para apresentar a carteira de concessões rodoviárias brasileiras. Na ocasião, ressaltou a realização de 14 leilões de concessão até o fim do ano e projetou cerca de US$ 50 bilhões em investimentos no setor durante o atual governo.

A comitiva brasileira é composta pelo ministro das Comunicações, Frederico Filho; pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard; pelo presidente da Transpetro, Sérgio Bacci; além de representantes dos ministérios dos Transportes, Saúde, Indústria e Comércio, Minas e Energia, e do BNDES.

De domingo a terça-feira (29), os compromissos ocorrem em Beijing. Na quarta-feira (30), a missão segue para Xangai, onde Rui Costa também terá uma reunião com a ex-presidente Dilma Rousseff. O retorno ao Brasil está previsto para quinta-feira (1º/5). Esta é a terceira missão oficial de Rui Costa na China desde o início da atual gestão presidencial.

Nas semanas que antecederam a viagem, Rui Costa já vinha se articulando com empresas chinesas. Em reuniões com a CRRC, maior fabricante mundial de material rodante, o ministro tratou da ampliação de parcerias para projetos de metrôs, VLTs e trens contemplados no Novo PAC. Já com a Windey Energy, as conversas focaram na ampliação de investimentos no setor de armazenamento de energia, tema de interesse estratégico para o Brasil. Novas reuniões com essas empresas estão previstas para ocorrer durante a missão.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.