Jerônimo Rodrigues reafirma apoio às universidades federais e defende fortalecimento do ensino superior na Bahia

 Jerônimo Rodrigues reafirma apoio às universidades federais e defende fortalecimento do ensino superior na Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta segunda-feira (28) que, mesmo sem ter responsabilidade direta sobre as instituições federais, o governo estadual tem atuado para apoiar as universidades públicas e dialogado com o governo federal em busca de fortalecer o ensino superior no estado. A declaração foi feita durante um evento em Salvador, em resposta a questionamentos sobre a situação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e de outras instituições federais.

“Temos um diálogo muito forte com o ministro Camilo Santana. Falei com ele na semana passada sobre as universidades Unilab, UFSB, UFRB, inclusive tratando de terrenos, como já fizemos aqui com o IFBA”, destacou Jerônimo. O governador lembrou que o Estado já desapropriou e doou áreas para viabilizar a expansão de institutos federais e que essa estratégia pode ser replicada para atender a novas demandas.

Jerônimo ressaltou que o governo federal herdou uma situação crítica nas universidades, fruto de anos de cortes e deterioração orçamentária. “O presidente Lula pegou um cenário em que, durante seis anos, não foi construída uma parede sequer nas universidades. O orçamento foi diluído. Para recompor isso, não é questão de dois ou três anos”, explicou.

O governador também enfatizou o compromisso da sua gestão com o fortalecimento do ensino superior. Recentemente, ele tratou da cessão de terrenos em cidades como Feira de Santana e Santo Amaro, reforçando o apoio a projetos de expansão. “Espero poder ajudar no que for possível para fazer a defesa intransigente das universidades”, garantiu.

Jerônimo ainda citou os esforços recentes do governo Lula para reverter o cenário de abandono, como a instalação de novos campi e a criação de oito novos institutos federais na Bahia, anunciados no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O novo campus de Jequié da UFSB é um exemplo desse esforço”, destacou.

Por fim, o governador ressaltou a importância da atuação da bancada federal em Brasília para garantir o fortalecimento orçamentário das universidades públicas. “Espero que a bancada federal possa acompanhar de perto e tratar da questão do orçamento das universidades federais”, concluiu.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.