Jerônimo Rodrigues anuncia reforma da Estação da Calçada e projeta novo impulso para o turismo no Subúrbio de Salvador

Durante cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (29), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, apresentou o projeto de reforma da histórica Estação da Calçada, em Salvador, que será integrada ao novo sistema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O evento contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, secretários estaduais, deputados e vereadores da capital baiana.
Além da requalificação da estação, o projeto prevê a construção de espaços destinados a pescadores e comerciantes ao longo do trecho de implantação do VLT, que ligará Salvador à Região Metropolitana. A iniciativa busca não apenas modernizar o transporte público, mas também fortalecer o turismo e valorizar o patrimônio cultural da região.
“É uma obra que valoriza o entorno. Vamos ter um meio de transporte moderno, estações como esta, da Calçada, que também atendem quem quer fazer turismo no Subúrbio. Faremos um roteiro ainda mais forte para o turismo da região, valorizando também o patrimônio”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Fundada em 1860, a Estação da Calçada, que já foi um elo entre Salvador e o Recôncavo Baiano, passará por restaurações estruturais, abertura de novas áreas nas plataformas, além da construção de um museu, espaços de lazer e serviços ao cidadão. As antigas plataformas de embarque estão sendo demolidas para dar lugar à nova estrutura do VLT.
O VLT de Salvador contará com três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. Ao todo, serão 36,4 quilômetros de percurso e 34 paradas. Com investimentos superiores a R$ 5 bilhões, coordenados pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o novo sistema terá capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia.