Deputado Rosemberg avalia movimentações de deputados do PP e celebra aproximação do PDT com o governo da Bahia

Em entrevista concedida ao site LF NEWS nesta terça-feira (29), o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), comentou as movimentações políticas geradas após a oficialização da federação entre União Brasil e PP, além da negociação para o retorno do PDT à base do governo estadual.
Segundo Rosemberg, o cenário de mudanças partidárias já é esperado e as conversas dentro da ALBA estão bem amadurecidas. “O deputado Felipe Duarte já havia manifestado publicamente sua preferência pelo Avante. É natural que essas mudanças não aconteçam de forma imediata. A fusão dos partidos oferece aos deputados a oportunidade de decidir se permanecem ou buscam nova filiação”, explicou.
O petista destacou que essa escolha é, primeiramente, um tema de foro íntimo dos parlamentares, mas também depende da abertura dos partidos e das federações para acolhê-los. “É uma pauta importante que o governo terá que acompanhar de perto. Respeitar a vontade dos deputados e as diretrizes dos partidos é fundamental”, completou.
Sobre a aproximação do PDT com o governo Jerônimo Rodrigues, Rosemberg revelou que o tema já foi discutido internamente no PT. “Hoje o partido debateu como enxerga tanto a nova federação quanto a vinda do PDT para a base governista”, afirmou.
O líder do governo também destacou que sinais concretos dessa aproximação já começaram a surgir, como a entrega de cargos do PDT na Prefeitura de Salvador, que é administrada pelo União Brasil. “Isso sinaliza que amanhã, na reunião entre o governo estadual e o PDT, deverá ser amarrada essa nova aliança e o retorno do PDT ao nosso projeto”, adiantou.
Rosemberg ponderou, entretanto, que a reconfiguração das bases políticas, tanto dos parlamentares que hoje estão no PP quanto dos que fazem parte do PDT, ainda demandará um processo cuidadoso de diálogo e acomodação. “É um tema que ainda vai exigir muita discussão, tanto no plano individual dos deputados quanto nas agremiações partidárias que poderão recebê-los”, finalizou.
A expectativa é que, nos próximos dias, os movimentos de realinhamento político ganhem força, moldando a nova configuração da base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues na Assembleia Legislativa.