Jerônimo destaca reforço na segurança pública da Bahia: “Estamos enfrentando o crime com firmeza e inteligência”

 Jerônimo destaca reforço na segurança pública da Bahia: “Estamos enfrentando o crime com firmeza e inteligência”

Screenshot

Em entrevista concedida nesta sexta-feira (2) a um pool de rádios, diretamente de América Dourada, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ressaltou os investimentos robustos que sua gestão tem realizado na área da segurança pública, destacando o tema como um dos pilares centrais do governo, ao lado da educação, saúde e infraestrutura.

“Segurança pública e saúde são áreas que não permitem descuido. Estamos investindo bastante”, afirmou Jerônimo, ao anunciar que cerca de 4 mil novos profissionais estão sendo capacitados, e que até o fim de 2025, pelo menos 2 mil já estarão nas ruas. Ele lembrou a recente convocação da turma 3 da Polícia Militar e a entrega de centenas de novos policiais civis. Segundo o governador, o efetivo da segurança na Bahia deve superar 35 mil agentes entre policiais civis, militares e técnicos do DPT.

Além da ampliação do efetivo, Jerônimo destacou a entrega de mais de 200 novas delegacias e unidades policiais, incluindo espaços especializados como a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) e o novo centro de proteção à mulher em Feira de Santana. “Em praticamente todas as minhas viagens, entrego escolas e estruturas de segurança. Isso virou rotina no nosso governo”, disse.

O governador também anunciou a modernização da frota com a entrega de centenas de novas viaturas para a Polícia Militar, Civil, Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica (DPT), além do investimento em armamentos modernos, adquiridos inclusive por meio de visitas técnicas do secretário Marcelo Werner à Europa. “Eu preferia anunciar mais quadras e teatros, mas a realidade exige que tenhamos equipamentos à altura do que o crime organizado possui”, justificou.

Outro destaque é o uso de tecnologia como aliada no combate ao crime, com a implantação de câmeras de reconhecimento facial, equipamentos nos fardamentos e nas viaturas. “A inteligência e a capacitação são nossas armas mais poderosas. Se o crime se organiza, nós também precisamos de inteligência à altura”, pontuou Jerônimo.

Por fim, o governador defendeu o endurecimento das leis contra o crime organizado e revelou que tem dialogado com o presidente Lula e com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para fortalecer o arcabouço legal: “Não abrimos mão de agir com firmeza, dentro da lei. É preciso frear um processo que começou há décadas. O combate ao crime é firme, mas com responsabilidade institucional”.

A fala de Jerônimo reforça o compromisso do governo da Bahia em enfrentar os desafios da segurança pública com planejamento, tecnologia e presença efetiva do Estado.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.