Adolpho Loyola minimiza fala polêmica de Jerônimo Rodrigues e destaca perfil democrático do governador

O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola, comentou neste fim de semana sobre a repercussão de uma declaração do governador Jerônimo Rodrigues que gerou controvérsia nas redes sociais e entre adversários políticos. Loyola afirmou ao LF NEWS, nesta segunda-feira, (05), que a fala do governador ocorreu “no calor do momento” e pode ter sido interpretada de forma equivocada.
“É o jogo da democracia, certo? O governador fez uma fala no calor do momento. Pode ter sido interpretada de forma errada, eu não vi o vídeo todo, mas vai depender, vamos cuidar disso”, disse Loyola. Ele reforçou que, independentemente da polêmica, Jerônimo é conhecido por sua postura conciliadora. “O governador é um democrata, é uma pessoa que trata todo mundo bem. Então pode ter sido apenas uma colocação infeliz dele num momento ruim.”
A declaração de Jerônimo Rodrigues, feita durante a inauguração de uma escola no distrito de Soares, em América Dourada, gerou críticas da oposição. Na ocasião, o governador afirmou:
“Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar essa conta dele, e quem votou nele podia pagar também a conta. Fazia no pacote. Bota numa enchedeira… Sabe o que é uma enchedeira? Uma retroescavadeira. Bota e leva todo mundo pra vala.”
A fala provocou forte reação entre parlamentares da oposição, que consideraram a declaração ofensiva e inaceitável. Em resposta às críticas, Jerônimo Rodrigues afirmou que suas palavras foram descontextualizadas e pediu desculpas caso tenha ofendido alguém. “Se o termo vala foi pejorativo ou forte, eu peço desculpas. Não houve intenção nenhuma de desejar a morte de ninguém”, disse o governador.