Jerônimo Rodrigues aguarda aval da China e pode integrar comitiva de Lula para assinatura da Ponte Salvador-Itaparica
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou nesta segunda-feira (5) que poderá integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem oficial à China, caso o governo chinês confirme a assinatura do acordo definitivo da Ponte Salvador-Itaparica. A declaração foi dada durante agenda pública, na qual o governador atualizou o andamento do projeto de uma das maiores obras de infraestrutura da Bahia.
Segundo Jerônimo, o Governo do Estado já assinou o termo de acordo com o consórcio responsável pela obra, com acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A etapa final, no entanto, depende de um parecer da estatal chinesa envolvida na parceria. “Já assinamos o acordo sob as vistas do TCE, e a empresa do consórcio também já assinou. Agora, aguardamos o parecer do presidente da empresa estatal chinesa, pois esse é o modelo de governança deles”, explicou.
O governador destacou que, se houver confirmação até a próxima semana da assinatura por parte do governo chinês, o ato pode ocorrer durante o encontro entre o presidente Lula e o líder chinês Xi Jinping. “Se tivermos esse ‘ok’, posso integrar a comitiva e testemunhar esse momento histórico para a Bahia”, declarou Jerônimo, entusiasmado com a possibilidade.
Além da questão da ponte, Jerônimo afirmou que já tem uma agenda programada na China, focada na atração de investimentos para o estado. “Vamos aproveitar a viagem para visitar empresas, apresentar propostas nas áreas de saúde e infraestrutura, e buscar novas parcerias para o desenvolvimento da Bahia”, afirmou.
A Ponte Salvador-Itaparica é considerada um marco para a mobilidade regional e promete impulsionar a economia do Recôncavo e de toda a região sul do estado. A ida de Jerônimo à China poderá ser decisiva para consolidar esse importante passo na sua viabilização.