Prefeitura de Lauro de Freitas acolhe famílias afetadas pelas chuvas e reforça assistência social

Diante das fortes chuvas que atingem Lauro de Freitas desde a última sexta-feira (2), a Prefeitura intensificou ações emergenciais e de acolhimento às famílias afetadas pelos alagamentos provocados pela cheia dos rios Joanes e Ipitanga. A situação foi agravada pela abertura de comportas das barragens, afetando localidades como Portão e Caixa D’água. O município tem realizado um monitoramento constante para minimizar os impactos à população.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), 47 pessoas, entre adultos e crianças de 11 famílias, estão recebendo assistência direta da gestão municipal. O atendimento está concentrado no Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Criança e da Pessoa Idosa (SCFV), em Vila Nova de Portão, onde profissionais do CRAS acompanham de perto os desabrigados, oferecendo suporte emocional, abrigo e alimentação.
Além disso, equipes da Defesa Civil, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Saúde e Assistência Social seguem mobilizadas nas ruas para atender prontamente às demandas registradas pela Central de Monitoramento. A Prefeitura mantém canais abertos para emergências, via número 199 e WhatsApp (71) 3288-8628, reafirmando seu compromisso com o cuidado e a proteção dos moradores em situação de vulnerabilidade.