Fumaça preta volta a subir no Vaticano e adia anúncio do novo papa

A segunda votação desta quinta-feira (8) no conclave do Vaticano terminou mais uma vez sem consenso entre os cardeais. Às 7h (horário de Brasília), a tradicional fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que ainda não há um novo líder para a Igreja Católica. Essa é a segunda vez em dois dias que o resultado sinaliza impasse. No total, 133 cardeais estão reunidos e são necessários 89 votos para que um novo papa seja escolhido.
A previsão é de que mais duas rodadas de votação ocorram ao longo do dia, com novas fumaças previstas para às 12h30 e às 14h, em caso de decisão. O ritmo de articulações deve se intensificar entre os cardeais, conforme avançam as votações. Especialistas avaliam que quanto mais sessões ocorrem, maiores são as chances de um acordo surgir, especialmente após os primeiros votos testarem diferentes nomes.
Durante o conclave, os cardeais ficam completamente isolados, sem qualquer tipo de contato externo, e cumprem rigoroso voto de sigilo. São realizadas até quatro votações por dia, e após três dias consecutivos sem consenso, há uma pausa para oração. Se não houver decisão até a 33ª ou 34ª votação, a escolha passa para um segundo turno entre os dois mais votados. A fumaça branca, quando surgir, anunciará oficialmente a escolha do novo pontífice.