Pedágio nas BR-324 e BR-116 pode ultrapassar R$ 20 com nova concessão, prevê ANTT

Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (6), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou a proposta de concessão das rodovias federais BR-324 e BR-116, com previsão de aumento significativo na tarifa de pedágio. De acordo com o novo modelo, os valores poderão ultrapassar R$ 20, com cobrança de R$ 0,16 por quilômetro em pistas simples e R$ 0,21 em pistas duplicadas — mais que o dobro das tarifas atuais. A concessão deve abranger 663 quilômetros e prevê investimento total de R$ 24 bilhões ao longo de 30 anos.
A nova concessão está prevista para iniciar em 2026 e permitirá que empresas participantes da licitação apresentem valores de tarifa inferiores ao teto definido, conforme previsto nas regras do processo. Atualmente, a BR-324 é operada pela Via Bahia, cujo contrato será encerrado oficialmente no dia 15 de maio. Até que uma nova concessionária assuma, a gestão das rodovias ficará sob responsabilidade da própria ANTT.
Outras audiências públicas estão programadas para debater o tema: a próxima será realizada nesta quinta-feira (8), em Vitória da Conquista, e a última está marcada para terça-feira (13), em Brasília. A proposta tem gerado atenção por conta do impacto no bolso dos usuários e da promessa de melhorias na infraestrutura viária das principais ligações rodoviárias da Bahia.