“Dezembro pra cá, zero feminicídios”: Delegada celebra avanços em Lauro de Freitas e relata caso chocante de abuso familiar

 “Dezembro pra cá, zero feminicídios”: Delegada celebra avanços em Lauro de Freitas e relata caso chocante de abuso familiar

A delegada Patrícia Atanazio, responsável pelo Núcleo de Atendimento Especializado à Mulher (NEAM) de Lauro de Freitas, celebrou nesta segunda-feira (12) os avanços no combate à violência contra a mulher no município. Segundo ela, desde a inauguração do núcleo em 9 de dezembro de 2023, nenhum caso de feminicídio foi registrado na cidade — resultado direto da atuação firme da Polícia Civil e da aplicação de mais de 400 medidas protetivas deferidas pela Justiça.

“Isso mostra que os autores estão se sentindo intimidados, porque sabem que, se algo acontecer com a vítima, eles serão os primeiros suspeitos. A medida protetiva funciona, especialmente com a obrigatoriedade da participação dos agressores em palestras reflexivas para desconstrução do machismo”, destacou a delegada. Ela enfatizou o papel transformador da escuta, do acolhimento e da responsabilização dos autores como estratégias essenciais de enfrentamento à violência de gênero.

Durante a entrevista, Dra. Patrícia também relatou um caso grave de abuso sexual intrafamiliar que chocou a equipe: uma jovem abusada pelo padrasto desde os 8 anos de idade, com conhecimento e omissão da própria mãe. O crime só foi revelado após a vítima engravidar. “A mãe sabia de tudo e nada fazia. Pedi até a prisão dela por omissão, mas o juiz indeferiu. Já a prisão do autor foi decretada, e ele está preso. A vítima fez o aborto legal no Hiperba e hoje está com seu pai biológico”, contou.

Com 23 anos de carreira, a delegada reforçou seu compromisso com a causa feminina: “Meu propósito hoje é ajudar as mulheres. Empoderar, acolher, ouvir. Isso é o que me move.” O núcleo se consolida como uma referência no combate à violência contra a mulher em Lauro de Freitas, mostrando que o enfrentamento efetivo pode, sim, salvar vidas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.