Cobrança de pedágio nas BR-116 e BR-324 é suspensa durante transição para o DNIT na Bahia

A cobrança de pedágios nas rodovias BR-116 e BR-324, na Bahia, está suspensa a partir desta quinta-feira (15). A medida é temporária e faz parte do processo de transição administrativa das vias, que agora passam a ser geridas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), após o encerramento do contrato com a concessionária ViaBahia.
O fim da concessão foi formalizado no dia 31 de março de 2025, com base em acordo homologado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em fevereiro. Além das BRs, o DNIT também assume a responsabilidade pelas rodovias estaduais BA-526 e BA-528, conhecidas como Estrada do Derba. Durante esse período provisório, o órgão federal será responsável por serviços como recuperação asfáltica, manutenção da drenagem, limpeza e sinalização.
A isenção do pedágio permanecerá enquanto durar a gestão provisória do DNIT. Paralelamente, o governo federal está elaborando uma nova licitação para contratar uma nova empresa concessionária, com o objetivo de assegurar a conservação e qualidade das vias nos moldes das concessões realizadas em outras regiões do país.