INSS inicia devolução de R$ 292 milhões em descontos indevidos a aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou nesta segunda-feira, 26, a restituir valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas na folha de pagamento de abril. A devolução, que totaliza R$ 292 milhões, será realizada junto ao pagamento regular dos benefícios, seguindo o calendário habitual do órgão, até o dia 6 de junho.
Os reembolsos referem-se a descontos de mensalidades associativas aplicados sem autorização dos beneficiários. Após a deflagração da “Operação Sem Desconto” pela Polícia Federal, que investigou fraudes em descontos não autorizados, o INSS suspendeu tais deduções e reteve os valores, que agora estão sendo devolvidos.
Calendário de devolução:
Para quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1: 26 de maio
- Final 2: 27 de maio
- Final 3: 28 de maio
- Final 4: 29 de maio
- Final 5: 30 de maio
- Final 6: 2 de junho
- Final 7: 3 de junho
- Final 8: 4 de junho
- Final 9: 5 de junho
- Final 0: 6 de junho
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 2 de junho
- Finais 2 e 7: 3 de junho
- Finais 3 e 8: 4 de junho
- Finais 4 e 9: 5 de junho
- Finais 5 e 0: 6 de junho
Os valores serão creditados automaticamente na mesma conta ou cartão onde o benefício é depositado, sem necessidade de solicitação por parte dos beneficiários.
Para descontos anteriores a abril, os segurados devem informar ao INSS caso não reconheçam a autorização do débito. O pedido pode ser feito pelo aplicativo ou site “Meu INSS” ou pelo telefone 135. O INSS solicitará comprovação da autorização à entidade responsável; caso não seja apresentada, a entidade deverá devolver os valores ao Instituto, que repassará ao beneficiário.
O INSS alerta para possíveis tentativas de golpes e reforça que não solicita dados pessoais por telefone ou mensagem para efetuar a devolução. Os beneficiários devem estar atentos e, em caso de dúvida, procurar os canais oficiais do Instituto.
Essa medida visa corrigir irregularidades e assegurar os direitos dos aposentados e pensionistas afetados por descontos indevidos em seus benefícios.