Mais de 160 casos positivos para sífilis são detectados em postos de testagem durante festas juninas na Bahia; confira números

 Mais de 160 casos positivos para sífilis são detectados em postos de testagem durante festas juninas na Bahia; confira números

A campanha de testagem gratuita promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) já ultrapassou 5 mil exames realizados durante os festejos juninos na Bahia. A ação, que acontece em 11 cidades e será ampliada neste sábado (21) para Cachoeira, tem se consolidado como uma estratégia efetiva de prevenção e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

📊 Balanço parcial até sexta (20):

• 14 casos positivos de HIV

• 4 casos de Hepatite B

• 6 casos de Hepatite C

• 164 casos positivos de Sífilis

💉 Dos pacientes diagnosticados com sífilis, 64 iniciaram tratamento imediatamente nos próprios postos.

A coordenadora Eleuzina Falcão, da Sesab, reforça que a iniciativa integra o Programa Brasil Saudável, alinhado às diretrizes de eliminação da Aids, sífilis e hepatites como problemas de saúde pública.

Além dos testes, a Sesab atua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador oferecendo atendimento de emergência no Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe. Até agora, 175 ocorrências foram registradas — a maioria por cefaleia, náuseas e intoxicação alcoólica.

🧪 A testagem continua gratuita durante os festejos. Prevenir é o melhor caminho.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.