Bahia registra 320 casos positivos de ISTs nos festejos juninos; maioria é de sífilis

 Bahia registra 320 casos positivos de ISTs nos festejos juninos; maioria é de sífilis

Os festejos juninos na Bahia estão sendo acompanhados de perto por uma importante ação de saúde pública. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dos cerca de 29 mil testes rápidos realizados em 12 cidades durante o São João, 320 pessoas testaram positivo para algum tipo de Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A maior parte dos diagnósticos foi de sífilis, com 284 casos confirmados, seguida por 20 de HIV, 11 de hepatite C e 5 de hepatite B.

A testagem foi realizada em postos montados em locais estratégicos dos festejos, como Salvador, Camaçari, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Amargosa, entre outros. Ao todo, cerca de 7.400 pessoas passaram pelos pontos de testagem e receberam aconselhamento especializado.

“É importante destacar que não são apenas essas 320 pessoas com resultado positivo que saíram com orientações. Todas as 7.400 pessoas atendidas receberam aconselhamento, para que quem testou negativo continue se cuidando”, afirmou Eleuzina Falcão, coordenadora de doenças transmissíveis da Sesab.

A iniciativa faz parte de um investimento de R$ 13 milhões do Governo do Estado, com o objetivo de ampliar o diagnóstico, prevenir novos casos e garantir o encaminhamento adequado para tratamento, especialmente entre as populações em situação de maior vulnerabilidade.

Além dos testes rápidos, a Sesab também atuou com postos de emergência médica no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe (Salvador), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Até este sábado (21), foram registrados 322 atendimentos médicos, com predominância de casos leves, como náuseas, desmaios e dores de cabeça. Nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.