Pedrão de Lauro encerra festejos sem registros de ocorrências graves

A Prefeitura de Lauro de Freitas comemora, nesta segunda-feira (30/6), o resultado positivo do Pedrão de Lauro, com balanço oficial do festejo realizado no último final de semana (28 e 29/6). De acordo com as autoridades, a primeira edição da festa que homenageia São Pedro foi marcada por organização e tranquilidade. A 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) confirmou que não houve registros de ocorrências graves durante o evento.
Os dados foram consolidados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF) em parceria com a Polícia Militar da Bahia. O policiamento contou com reforço do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da 22ª CIPM, além de viaturas do Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador (CPRMS) e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp RMS).
Entre as ações empregadas para garantir a segurança na festa, o Pedrão recebeu pórticos de revista, contribuindo diretamente para a segurança, durante os dois dias da festa. A Guarda Civil Municipal (GCM) atuou com agentes, distribuídos em patrulhas operacionais preventivas. Além disso, os profissionais habilitados adotaram o uso de Armas de Condutividade Elétrica (ACE), conhecidas como pistolas de choque.
Para o secretário da SSPLF, Glauber Moraes, o resultado das ações de segurança foi positivo. “Atuamos em integração mútua com outras secretarias municipais e órgãos envolvidos na festa com policiamento bem-posicionado, através da Guarda Civil e apoio da Polícia Militar, além de viaturas de todos os órgãos ao longo do espaço e arredores, visando não só a segurança perimetral, mas o bom atendimento e suporte a população”. A guarnição da GCM fez a apreensão de uma arma branca no circuito e também auxiliou uma criança perdida a encontrar os responsáveis.
Outra ação destaque da festa contra a violência foi realizada por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), com o monitoramento do circuito para coibir situações de violações, assédios e discriminações de mulheres, Pessoa com Deficiência (PCDs), negros, comunidade LGBTQIA+, quilombolas, indígenas e imigrantes.
No primeiro dia do evento não houve ocorrência pela secretaria. Já no domingo (29/6), uma mulher foi agredida pelo ex-marido. A vítima foi acolhida pela SEMPADHIR, em ação conjunta com o Batalhão de Policiamento de Proteção a Mulher (BPPM), o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Lélia González, Polícia Militar e conduzida para delegacia onde registrou a agressão e pedido de medida protetiva de urgência (MPU).
A estrutura da festa contou com um palco principal, um trio elétrico no estilo pranchão e apresentações de quadrilhas juninas. Com estreia elogiada e grande adesão popular, o Pedrão de Lauro já se firma como uma nova tradição junina.