Camaçari contribui para construção do Plano Nacional de Arborização Urbana em oficina no Recife

Camaçari marcou presença na Oficina Regional Nordeste do processo de elaboração do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), realizada na última sexta-feira (4), em Recife. O encontro reuniu gestores públicos, técnicos e especialistas de diversos estados com o objetivo de colaborar na criação de uma política nacional voltada à expansão e ao fortalecimento das áreas verdes nos centros urbanos do Brasil.
Representando o município, participaram o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Rodrigo Nogueira, e o coordenador de Projetos e Planejamento da Sedur, Fábio Costa. A presença da equipe foi estratégica para assegurar que as demandas e características locais sejam contempladas no documento, que busca enfrentar os crescentes desafios ambientais e climáticos nas cidades brasileiras.
Ao longo do dia, os representantes de Camaçari se engajaram em debates, oficinas temáticas e dinâmicas em grupo que trataram de elementos essenciais do plano, como escopo, metas, indicadores, modelo de governança e plano de ação. O evento também proporcionou um espaço para discutir problemas urbanos urgentes, como ilhas de calor, poluição do ar, inundações e deslizamentos, e apresentou a arborização urbana como uma solução baseada na natureza, com potencial para regular o microclima, melhorar a qualidade do ar, preservar os recursos hídricos e aumentar a resiliência urbana.
Para o secretário Rodrigo Nogueira, a participação de Camaçari reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável. “A expectativa é que o PlaNAU, uma vez consolidado, fortaleça a capacidade dos municípios de planejar e executar políticas de arborização mais eficazes. Para Camaçari, estar alinhada a essa iniciativa nacional representa um avanço importante na nossa agenda ambiental e na construção de uma cidade mais sustentável e resiliente para todos os cidadãos”, afirmou.
O PlaNAU é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, no âmbito do Programa Cidades Verdes Resilientes, instituído pelo Decreto nº 12.041/2024. Vale destacar que o plano nacional não substitui os planos municipais ou estaduais, mas atua como um guia estratégico, oferecendo diretrizes, orientações e recomendações para fortalecer as ações locais.
Foto: Arquivo Sedur