Prefeitura realiza operação conjunta para recolhimento de animais de grande porte em vias públicas

Nesta quarta-feira (9/7), desde as 6h da manhã, a Prefeitura de Lauro de Freitas realiza uma operação de captura de animais soltos que representam risco de acidentes nas ruas. A ação é uma força-tarefa entre as secretarias municipais de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), Mobilidade Urbana (SEMOB) e Saúde (SESA), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O objetivo é garantir a segurança da população, especialmente de motoristas e motociclistas, devido ao risco de colisão com cavalos, vacas, burros e jegues. Outro problema recorrente é que esses animais espalham o lixo das caixas coletoras, contribuindo para a sujeira nas vias públicas.
O secretário da SSPLF, Glauber Moraes, acompanhou a ação e explicou que todos os animais capturados neste primeiro dia de operação estão sendo levados com segurança ao CCZ, em veículos equipados com reboques, com capacidade para transportar até quatro animais por vez. “Seguiremos com a ronda por toda a cidade para capturar esses animais de grande porte e realizar o ordenamento que a população anseia. A apreensão resultará em multa para os responsáveis pelos animais. A operação, que começou às 6h, ocorre em diversas localidades e continuará ao longo da semana”, afirmou Moraes.
A ação é respaldada pela Lei nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, que prevê punições para maus-tratos e abandono de animais, e pelo artigo 936 do Código Civil Brasileiro, que estabelece a responsabilidade do proprietário quanto à guarda e aos cuidados, bem como por ocorrências envolvendo animais soltos, entre outras legislações vigentes.
A população pode colaborar com a força-tarefa por meio de denúncias aos números do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Lauro de Freitas: (71) 3190-5603. O CCZ está localizado na Rua José Leite, nº 90, bairro do Caji. Também é possível entrar em contato com o Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU) pelos números (71) 3369-3710 (WhatsApp), 156 ou (71) 3369-4843.