Jogos Escolares da Bahia reúnem mais de mil estudantes em experiência inesquecível na capital

 Jogos Escolares da Bahia reúnem mais de mil estudantes em experiência inesquecível na capital

Mais de mil estudantes de 12 a 17 anos, estão desde a última quarta-feira (09), em Salvador, para a Etapa Estadual dos Jogos Escolares da Bahia, modalidades coletivas.

Vindos de diversas cidades do interior do estado, os jovens atletas vivem dias intensos de competições, convivência, aprendizado e troca de experiências que prometem ficar marcadas para sempre em suas memórias.

Longe da rotina das salas de aula, eles estão concentrados em hotéis e competindo em quadras espalhadas pela capital baiana. A programação segue até amanhã, domingo (13), com disputas nas modalidades coletivas – futsal, basquete, vôlei e handebol – e nos jogos digitais. As modalidades individuais, como atletismo, natação, judô, xadrez e ginástica, serão disputadas entre os dias 24 e 27 de julho, também em Salvador.

Pela primeira vez participando de uma fase estadual, os irmãos gêmeos Luan e Rian Neves, 17 anos, estudantes da rede pública de Condeúba, falam, com entusiasmo, sobre a experiência. “Tem sido muito boa, desde a organização do evento até a programação com palestras educativas”, afirma Rian. Luan complementa: “É uma experiência inesquecível que espero levar para toda a minha vida”.

De Eunápolis, Otávio Manoel, do Colégio Estadual Cooduc, disputa a vaga na modalidade de handebol e está otimista: “Nosso foco é buscar a classificação e representar a Bahia na etapa nacional dos Jogos da Juventude, em Brasília, em setembro”.

Entre os veteranos, Daniel e Alan participam da etapa estadual pela terceira vez. “Mesmo já tendo vivenciado essa experiência, é sempre uma grande oportunidade. Aqui mostramos nosso talento”, disse Alan, que sonha repetir a participação na etapa nacional, como no ano passado.

Já Richard Mikael, 14 anos, do Colégio Rotary Clube, em Juazeiro, ressalta o desafio e a superação: “Já fui para o Brasileiro. Lá, os times tinham estrutura de clube, e nós viemos de uma escola humilde. Mesmo assim, é maravilhoso participar. O handebol é uma paixão para mim”.

De Tanhaçu, o estudante João Vítor, 12 anos, do Colégio CET, destaca a importância das novas amizades e o incentivo da família: “Minha mãe torce igual louca lá em casa. É muito bom estar aqui, conhecer pessoas novas e viver esse momento”.

Alice Gonçalves, 14, da Escola Municipal Antônio Carlos Souto (Emacs), de Laje, participa pela primeira. Para ela, a viagem representa mais do que competir. “É uma experiência incrível. Me sinto à vontade, como se fosse uma terapia. Fiz novas amizades, aprendendo muito. Vai ficar marcado pra sempre”.

Valor pedagógico – A professora Ingrid Batista, técnica da equipe de Juazeiro, ressalta o valor pedagógico do evento. “O esporte ensina a não desistir e a buscar grandes objetivos. Muitos alunos não teriam chance de viajar ou conhecer outras culturas, e aqui vivem um intercâmbio que transforma. Isso, para nós, é motivo de alegria e orgulho”.

A edição 2025 dos Jogos Escolares da Bahia conta com um investimento de R$ 16 milhões por parte do Governo do Estado. A realização é da Secretaria da Educação (SEC), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e conta com o apoio dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e das federações esportivas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.