Projeto Sedec nos Bairros chega para fortalecer o desenvolvimento econômico nas comunidades

 Projeto Sedec nos Bairros chega para fortalecer o desenvolvimento econômico nas comunidades

Fortalecer ações, aproximando a comunidade dos serviços de desenvolvimento econômico, facilitando oportunidades de qualificação profissional, empregabilidade, empreendedorismo e inovação. A definição exemplifica o objetivo do projeto Sedec nos Bairros, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec) e lançado nesta terça-feira (15) durante evento realizado na Casa do Trabalho.

O projeto, que marca o início das atividades da Central Itinerante, integra o Programa Acelera Camaçari, executado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Bahia e financiado com recursos do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. A proposta é estabelecer um canal direto entre a gestão pública e as comunidades, com escuta ativa das demandas e posterior oferta de soluções céleres e adaptadas à realidade local.

Conforme a titular da Sedec, Adriana Marcele, a iniciativa representa um passo fundamental para a descentralização das atividades de desenvolvimento econômico no município, com destaque ao olhar inclusivo, escuta e atuação junto às lideranças locais.

“O intuito é chegar aos pequenos empreendedores, em suas realidades comunitárias, que muitas vezes se sentem desassistidos pelo poder público. Nosso olhar está voltado a estar cada vez mais próximo da comunidade para construir a Camaçari que sonhamos. Nosso foco está em promover o fortalecimento dos empreendedores locais, cuidando dos trabalhadores, dos desempregados, dos empresários, da comunidade em sua totalidade”, pontuou a secretária.

O analista técnico da agência Sebrae em Camaçari, Daniel Santana, destacou a importância da microeconomia local. “Temos muito orgulho de fazer parte dessa parceria, de alcançar esses pequenos empresários que também movimentam a economia, que geram empregos e precisam ser assistidos e comtemplados. A renda que circula localmente tende a permanecer no território, fortalecendo toda a cadeia”, afirmou.

O projeto vai alcançar diversas localidades da sede e da orla, de forma simultânea. O primeiro encontro com a comunidade está programado para 5 de agosto, em Jauá. Já no dia 19 de agosto, será a vez da Gleba E receber a iniciativa. Parafuso, Gleba B e Inocoop, bem como os distritos de Abrantes e Monte Gordo, entre outras regiões, também integram a lista.

Entre os empreendedores, a expectativa é grande. “O bairro da Gleba E, além de ser bastante populoso, possui um comércio forte e potente. A comunidade, não só a classe empreendedora, sentia falta desse cuidado. Acredito que a inciativa da Sedec, muito inteligente por sinal, vem para somar e desenvolver esse perfil empreendedor que o bairro já possui enraizado. Fiz questão de estar aqui para reafirmar que queremos essa unidade, trabalhar em conjunto com o poder público”, avaliou Luana Fonseca, empreendedora do ramo de tecnologia e inovação, e líder comunitária da Associação de Moradores da Gleba E.

Ao longo do evento de lançamento do projeto, o público teve a oportunidade de conhecer mais sobre tendências, ferramentas e estratégias para quem deseja abrir, formalizar ou expandir seu negócio, através da palestra Empreendedorismo e Inovação, ministrada pelo empresário Jesiel Borges.

Inscrições para os projetos do Programa Acelera Camaçari, também integraram a programação do evento desta terça-feira. A iniciativa oferta trilhas de capacitação, oficinas e programas de aceleração, voltados para fortalecer o ecossistema empreendedor dos bairros, além de consultoria gratuita e adequada para a necessidade específica de cada empresa. Com vagas limitadas, o formulário de inscrição pode ser preenchido neste link. [https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9ihGip0xt0HTA_Q68etjp_nUCuUd3FvXvTQJxgdbKXyCfvQ/viewform]

A programação ainda contou com a entrega dos certificados aos concluintes do Projeto Capacita Camaforró, fruto da unidade entre a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Durante o Camaforró 2025, profissionais das mais diversas áreas tiveram contato com cursos de qualificação profissional, que contribuíram significativamente para geração de renda e fortalecimento da economia local.

Foto: Patrick Abreu

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.