Limpec e Braskem discutem implantação de projeto de educação ambiental em escolas do município

 Limpec e Braskem discutem implantação de projeto de educação ambiental em escolas do município

No sentido de ampliar a participação do governo municipal e potencializar o apoio ao projeto Ação Braskem de Educação Ambiental – iniciativa da Braskem que leva conhecimento sobre sustentabilidade e educação ambiental para as escolas do município – um grupo de trabalho foi criado como resultado de uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), para tratar de ações de educação ambiental e sustentabilidade a serem implementadas no município.

Esse foi o segundo encontro realizado entre Limpec e Braskem, no intuito de consolidar a parceria da empresa pública às ações apresentadas pela gerente de Relações Institucionais da Braskem, Magnólia Borges, ao presidente da Limpec, Júnior Borges. “Uma reunião muito positiva onde a gente viu aí várias sinergias entre Braskem, Limpec, Solos e outras secretarias, como Sedec e Sedur. Vamos agora criar um grupo de trabalho para identificar essas ações sinérgicas e potencializar os resultados da sustentabilidade no município”, disse Magnólia.

O foco das ações são as escolas municipais, partindo do pressuposto de que a formação da conscientização das crianças atinge todo o grupo familiar em que o estudante está inserido, ampliando o conhecimento levado à unidade escolar também para dentro de casa.

“Estamos imbuídos desse mesmo propósito de promover a educação ambiental, juntamente com a Secretaria de Educação nas escolas porque entendemos que as crianças e os alunos são os futuros cidadãos, então é um público muito importante, multiplicador, que aprende esses novos conceitos e envolve os familiares a também promover efetivamente a educação ambiental no dia a dia. E a Limpec é um parceiro fundamental para implementar essas ações e potencializar esses resultados no município”, reforça Magnólia.

O presidente da Limpec, Júnior Borges, considerou o envolvimento das crianças e jovens das escolas do município uma estratégia inteligente, já que a ideia é focar também no longo prazo. “A consciência ambiental tem que ser formada com urgência em todas as pessoas para minimizar, desde já, os impactos ambientais. Mas pensar na formação desse pensamento ecológico nas crianças é fundamental para que eles cheguem na fase adulta com uma consciência já formada. As crianças são o futuro, e prepará-las agora é se antecipar a um problema futuro”, destacou.

A startup Solos, parceira do projeto da Braskem, também fará parte da programação que pretende atender, inicialmente, quatro escolas. “A gente chega para mais um ano com um programa mais estruturado. Vamos envolver também uma gincana de reciclagem interescolar para fomentar a economia circular e trazer mais conhecimento sobre esse tema para todos os alunos. A ideia é ter também mais volume de resíduos recicláveis coletados ao final do projeto”, disse Beatriz Gaya, coordenadora de mobilização e logística da Solos.

Fazem parte da ação as secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

Foto: Daniel Fonseca

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.