Esporte no Norte do Estado: Juazeiro comemora aniversário da cidade com grandes competições

Juazeiro recebeu a segunda etapa do Baianão de Futevôlei 2025
A cidade de Juazeiro sediou, entre os dias 11 e 13 de julho, a segunda etapa do Baianão de Futevôlei 2025; e o Campeonato Brasileiro de Águas Abertas no sábado, 12, marcando a semana de comemoração ao aniversário da cidade, celebrado nesta quarta-feira, 16. Ambos os eventos aconteceram com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Promovido pela Federação das Associações de Futevôlei do Estado da Bahia (Fafeb), o Baianão de Futevôlei 2025 foi criado com o objetivo de se consolidar como como um dos mais relevantes eventos do calendário esportivo estadual, como pontuado por Alisson Almeida, embaixador da Fafeb na região e organizador do Circuito Velho Chico de Futevôlei, o principal da modalidade no Norte do Estado e que aconteceu na quarta-feira, 09, e quinta-feira, 10, anteriores ao evento com as categorias masculino D e iniciante.
“Com estrutura montada na Arena Aruba, a etapa contou com grande presença de torcida, atletas de diversas regiões do estado e o envolvimento da Prefeitura Municipal de Juazeiro, além de parlamentares e autoridades locais que prestigiaram a competição e reafirmaram apoio ao desenvolvimento do esporte na região”, comenta.
Campeões Futevôlei
Ao longo dos três dias do Baianão, foram disputadas partidas nas categorias Masculino C, Masculino B, Misto, Feminino B e Profissional Masculino, reunindo atletas amadores e profissionais em duelos que empolgaram o público presente. A dupla Davi e Kauã venceu a categoria masculino B, enquanto Ariatan e PV levaram a categoria masculino C. No naipe feminino, classe B, o título ficou com Pimentinha e Mascote. Já a dupla mista foi conquistada por Júlia e Carneiro.
Na principal categoria do evento, o Masculino Profissional, o pódio foi formado por grandes nomes do estado, com destaque para Murilo e Gustavo, campeões contra Papito e Esquilo. A dupla vice-campeã venceu os grandes nomes da modalidade no Estado, Índio e Felipe, surpreendendo a todos presentes. Eles completaram o pódio no 3º lugar, enquanto Carlinhos e Iuri ficaram com a quarta posição.
A dupla campeã, Murilo e Gustavo, soma atualmente 44 títulos baianos – sendo 27 conquistas de Murilo e 17 de Gustavo, evidenciando o protagonismo e a regularidade dos atletas nas competições da Federação. Os atletas Índio, Felipe e Murilo são contemplados pelo programa Faz Atleta, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sudesb e da Setre, que oferece suporte ao esporte de alto rendimento e contribui diretamente para a manutenção e evolução de atletas em atividade no estado.
“A etapa de Juazeiro foi marcada não apenas pelo nível técnico elevado, mas também pela forte presença do público e pelo envolvimento da comunidade esportiva local, reforçando o papel do Baianão como ferramenta de integração, incentivo e visibilidade para o futevôlei em toda a Bahia”, completou Alisson.
Resultados Águas Abertas
A orla do município foi palco da quinta etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas e, pela primeira vez, a 11ª etapa da Copa Brasil de Águas Abertas no sábado, 12, nas margens do Rio São Francisco. Cerca de 400 nadadores de várias partes do país disputaram as provas ao longo do dia, com percursos de 2,5 km e 500m, pela manhã, e, à tarde, distâncias de 1,5km e 4 km e 250m. Os resultados contaram tanto para o ranking estadual como para a classificação nacional da Copa Brasil, ampliando a importância da etapa para atletas que buscam pontuação na temporada.
Na categoria geral feminina, as três primeiras colocações foram de atletas apoiadas pelos programas Bolsa Esporte e FazAtleta, ambos do Governo do Estado, que foram, consecutivamente, Victoria Beatriz Rosário, Eduarda Jorge e Claudine Tekes. O quinto lugar também contou com Keylane Rodrigues, um dos destaques da natação baiana de longas distâncias, também apoiada pelo FazAtleta. Já no masculino, Renan Santos foi o grande campeão, seguido por Nicolas Azevedo e João Vitor Bispo. Nicolas também é contemplado pelo programa Bolsa Esporte.
Circuito Velho Chico de Maratonas Aquáticas
As disputas nas águas do Velho Chico seguem neste domingo, 20, com o tradicional Circuito Velho Chico de Maratoans Aquáticas. A segunda etapa de 2025 – Travessia do Surubim – terá a concentração a partir das 6h, na Kaikeria Arca Sport, para as disputas da prova com percurso de 1,8 km, que irá fazer praticamente um X embaixo da ponte que divide a Bahia e Pernambuco.
Ascom Sudesb _Maurício Viana, com informações de Ascom Fafeb e FBDA
16.07.2025