Robocup 2025: vice-governador da Bahia abre a maior competição internacional de robótica do mundo

 Robocup 2025: vice-governador da Bahia abre a maior competição internacional de robótica do mundo

A Bahia entrou de vez no circuito global da inovação e da tecnologia com a abertura oficial da RoboCup 2025, realizada nesta terça-feira (15), no Centro de Convenções, em Salvador. Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, destacou a importância do evento para o fortalecimento da ciência, da educação e da economia criativa na Bahia.

“Estamos implantando laboratórios de robótica em escolas da rede estadual com kits modernos, formação para professores e integração ao currículo escolar. Além disso, estamos implantando 180 laboratórios maker em parceria com o Governo Federal, ampliando as perspectivas dos jovens baianos com uma educação cada vez mais qualificada. Essa política é um passo decisivo para preparar nossos jovens para os desafios do presente e do futuro. A RoboCup é o palco onde mostramos ao mundo o talento e a criatividade dos nossos estudantes”, afirmou Geraldo Júnior.

A RoboCup é a maior competição internacional de robótica e inteligência artificial do mundo e acontece pela segunda vez no Brasil: a primeira foi em João Pessoa, em 2014. Até o dia 21 de julho, mais de 3 mil competidores de cerca de 40 países participam das disputas, com expectativa de público superior a 150 mil visitantes. Reconhecida como a “Copa do Mundo dos Robôs”, a competição reúne disputas de futebol, simulações de resgate e desafios com robôs executando tarefas de forma autônoma. A entrada é gratuita.

A edição de 2025 conta com a participação ativa da Bahia por meio da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), uma das organizadoras do evento, e da equipe BahiaRT, que competirá em quatro categorias. Além das disputas, a programação inclui simpósios científicos, workshops e oficinas de robótica.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro, também destacou a importância da Bahia receber este evento internacional. “O governador sancionou recentemente a lei PopCiência Bahia, que institui uma política permanente para o setor. Com isso estamos preparando nossos jovens para a indústria 4.0 e ampliando a qualificação de nossos jovens nesta área tão importante para o desenvolvimento do país”, disse.

A Secretaria da Educação da Bahia marca presença com o estande do Maria Felipa LAB, laboratório vinculado ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), que apresentará projetos de estudantes da rede pública em áreas como robótica com IA, sensores ambientais e realidade virtual. Um dos destaques é o podcast estudantil produzido ao vivo durante o evento, com participação de estudantes e educadores da rede estadual.

Além de impulsionar a formação científica, a RoboCup 2025 representa uma oportunidade para o público interagir com robôs autônomos em desafios como tarefas domésticas, ações de resgate e partidas de futebol entre robôs. A entrada é gratuita entre os dias 17 e 20 de julho, mediante retirada antecipada de ingressos online. As finais acontecem no dia 20. Escolas públicas e privadas podem agendar visitas guiadas ao espaço.

O evento é uma realização da RoboCup Brasil, UNEB e FEI-SP, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador, Petrobras, CNPq, FINEP, e empresas nacionais e internacionais do setor de tecnologia. Também participaram do evento a reitora da UNEB, Adriana dos Santos Marmori, o presidente da Robocup Brasil, Marco Simões, e o presidente da Robocup Federation, Hubbo Visser.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.