Camaçari: Limpec recolhe 1 tonelada de lixo nas nascentes do Rio Capivara

 Camaçari: Limpec recolhe 1 tonelada de lixo nas nascentes do Rio Capivara

A Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) conseguiu recolher 1 tonelada (t) de resíduos deixados por visitantes na região de nascentes do Rio Capivara. A retirada dos resíduos, dispensados de maneira irregular, teve início nesta quinta-feira (17), e contou também com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).

Esse foi o primeiro dia de uma série de mutirão, que deve ser feito nas próximas semanas pela Limpec, com o intuito de proteger as nascentes e conscientizar moradores, visitantes e turistas da importância de descartar corretamente os resíduos gerados pelos passeios feitos no local.

Aproximadamente 30 pessoas participaram da ação, entre funcionários da Limpec, Sesp e voluntários. Moradores da região e atentos à movimentação nos fins de semana, Dejane Burlacchine e Jean Willian Silva demonstraram preocupação com a postura das pessoas que frequentam o local. O casal, que aprova o cuidado com a paisagem natural das nascentes, aprovou a presença da Limpec em mais uma ação de preservação do meio ambiente.

Dejane disse que achou excelente a iniciativa da Limpec. “A gente tem uma reserva natural tão bonita, e, apesar de muitas pessoas sujarem, hoje vocês estão abraçando essa causa com carinho, e eu tenho certeza que vai ficar muito bom, sobretudo, para os moradores da região e para o meio ambiente”.

Jean, que acompanhou todo o trabalho, falou que é comum as pessoas aproveitarem as nascentes para se banharem nos fins de semana. E por isso, considerou fundamental a coleta do material dispensado de forma irregular. “A ação é muito importante, porque a gente faz uso da lagoa e essa limpeza é excelente pra comunidade e pra todo mundo que mora na região”, afirmou.

O diretor-presidente da Limpec, Júnior Borges, destacou a importância de conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a destinação correta do lixo gerado durante as visitas. “Outras ações vão acontecer aqui. E de modo integrado, vamos conseguir fazer com que as pessoas tenham consciência ambiental”.

Entre os materiais retirados do local, foram encontradas garrafas de vidro, garrafas PET, sacos plásticos, e fraldas infantis. Todo o resíduo coletado foi ensacado e levado por um caminhão a fim de ter a destinação correta.

Fotos: Daniel Fonseca

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.