Operação Gatonet remove 500 kg de cabos irregulares em Itinga

 Operação Gatonet remove 500 kg de cabos irregulares em Itinga

Lauro de Freitas foi um dos focos da Operação Gatonet, realizada pela Neoenergia Coelba, que resultou na remoção de 4,38 toneladas de cabos de telefonia e internet instalados de forma irregular em postes da rede elétrica. Somente no bairro de Itinga, foram retirados cerca de 500 kg de fiação clandestina, totalizando 2,4 km de cabos removidos.

A operação também passou por Salvador, Simões Filho, Mucugê, Pindobaçu e Curaçá, e ao todo eliminou aproximadamente 41 km de fios — o equivalente à distância entre Salvador e Camaçari.

Além dos cabos, foram retiradas dezenas de caixas e extensões, com o objetivo de reduzir os riscos à segurança da população, diminuir a poluição visual e garantir que apenas empresas regularizadas utilizem a infraestrutura da distribuidora de energia.

De acordo com a Coelba, os chamados “Gatonets” são os principais responsáveis pelos emaranhados de fios nos postes. Por não seguirem padrões técnicos de instalação, representam risco de acidentes, incêndios e interrupções no fornecimento de energia.

A Neoenergia Coelba orienta que os consumidores verifiquem se o provedor contratado está regularizado. A lista de empresas autorizadas pode ser consultada no site: https://www.neoenergia.com/web/bahia/provedores.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.