Prefeitura promove visita técnica ao Parque das Dunas com professores da rede

 Prefeitura promove visita técnica ao Parque das Dunas com professores da rede

Com intuito de aproximar os professores da rede municipal com o ecossistema, e capacitá-los para fortalecer o trabalho em sala de aula, a Prefeitura de Lauro de Freitas por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e a gestão da Área de Proteção Ambiental- APA Joanes-Ipitanga, propiciou que os educadores realizassem uma visita técnica ao Parque das Dunas, que fica em Salvador.

Durante a visita, os professores puderam conhecer uma importante unidade de conservação urbana, com uma grande biodiversidade, que inclui ambientes de restinga, dunas e áreas úmidas, fundamentais para a preservação da fauna, flora e recursos hídricos da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A trilha interpretativa foi um dos principais instrumentos para proporcionar um aprendizado prático e enriquecedor.

O coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da SEMED, Antônio Cláudio, destacou a relevância do contato direto com o ambiente natural para a formação docente. “Esse é um projeto pedagógico importante que estimula tanto alunos quanto professores a vivenciarem a educação ambiental. Acredito muito na educação afetiva, que se desenvolve através dos sentimentos, do olhar, do sentir e do tato. Tenho certeza que os professores certamente levarão essa sensibilidade para seus alunos nas salas de aula”, disse o professor.

Para o representante da gestão da APA, Geneci Braz, essa iniciativa vai além da formação técnica, ela ajuda no trabalho de educação ambiental contínua e participativa. “A APA busca compartilhar conhecimentos sobre as características naturais e os impactos ambientais da região com a população local, especialmente com os professores, para que eles levem essa troca para a sala de aula. O aprendizado desses docentes se torna uma prática educativa diária, fomentando a conscientização das próximas gerações”, sinalizou.

A visita ao Parque das Dunas, que está inserido em uma bacia hidrográfica que responde por cerca de 40% do abastecimento de água da capital e da região metropolitana, aconteceu no dia 31 de julho, e contou com a participação de 30 professores de Lauro de Freitas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.