Camaçari: Semu lança nesta quinta-feira campanha Agosto Lilás pelo fim da violência contra a mulher

 Camaçari: Semu lança nesta quinta-feira campanha Agosto Lilás pelo fim da violência contra a mulher

Nesta quinta-feira (7), a Secretaria da Mulher de Camaçari (Semu) lança a campanha Agosto Lilás, voltada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O evento será realizado a partir das 9h, no Centro Educacional Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes, na orla do município, com atendimento psicológico, jurídico e encaminhamentos sociais, além de palestras e rodas de conversa com a comunidade escolar.

A ação será uma etapa especial do projeto Semu nas Escolas, que acontece em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), já que o mês de agosto deste ano marca o aniversário de 19 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006).

Durante o mês será realizada ainda uma campanha nas redes sociais, com produção de material audiovisual contendo mensagens de incentivo à denúncia. Além do reforço a projetos já em andamento, como o Semu nas Escolas e o Semu nos Bairros, para que as mulheres não silenciem diante das diversas formas de violência.

Como evidencia a pasta, dados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) demonstram que 95% dos casos de violência contra a mulher são cometidos por homens e 64% das agressões ocorrem dentro de casa. No entanto, a violência, infelizmente, pode ocorrer em qualquer lugar, a qualquer hora e com mulheres de qualquer idade, nível escolar ou social.

Em caso de presenciar ou sofrer violência de gênero, é possível denunciar ligando para 180 ou procurar a Delegacia da Mulher, por meio do número (71) 3622-7834. A vítima ainda pode buscar o Centro de Referência e Assistência à Mulher (CRAM) Yolanda Pires, para receber suporte psicológico, jurídico e social. A unidade fica no bairro Dois de Julho, na Rua Ambrosia. Já a população da orla conta com o Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM), em Vila de Abrantes, localizado na Avenida Tiradentes, próximo à 26ª Delegacia Territorial.

Foto: Patrick Abreu

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.