Sob novo comando, 59ª CIPM reafirma parceria para instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal

 Sob novo comando, 59ª CIPM reafirma parceria para instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal

O fortalecimento da segurança pública de Camaçari foi novamente colocado em debate, nesta quarta-feira (6), com a apresentação do projeto de implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) ao novo comando da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Abrantes. A iniciativa foi detalhada durante encontro entre o secretário executivo do GGIM, Gilberto D’Errico e o comandante da 59ª CIPM, major Fábio Luiz Magalhães Ferreira, na sala de reunião da Secretaria de Governo (Segov).

Entre os assuntos abordados, destaque para os trâmites finais para instalação do GGIM, que deve ser anunciada em breve. Fruto de esforços da gestão municipal, o decreto n.º 8233/2025, que trata da criação do órgão colegiado, foi assinado no dia 7 de julho, com objetivo de promover integração entre os órgãos municipais, estaduais e federais, desenvolvendo políticas públicas que visem a segurança cidadã e a convivência pacífica, além de monitorar e avaliar indicadores de violência, desordem urbana e riscos à população.

“A 59ª CIPM é responsável pela cobertura de toda orla, principalmente os distritos de Vila de Abrantes e Monte Gordo. Esse momento de integração com o novo comandante possibilitou tratar de demandas específicas da região, com foco na instalação do GGIM. Não poderíamos dar seguimento sem antes ouvir as contribuições do major Fábio Luiz e compartilhar as nossas ideias para chegar a um denominador comum, em favor de toda sociedade civil”, pontuou Gilberto D’Errico.

O major Fábio Luiz Magalhães reafirmou o compromisso da companhia. “Feliz em poder entender um pouco mais sobre o projeto do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que será um grande ganho para a segurança pública da cidade. Agora é seguir com o trabalho, pois a 59ª CIPM de Vila de Abrantes estará caminhando junto com o poder público e com a sociedade”, pontuou.

O GGIM integra diversas secretarias municipais, a exemplo das pastas de Saúde (Sesau), Educação (Seduc), Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Governo (Segov), bem como representantes das Polícias Militar e Civil, Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT); Poder Judiciário local; promotores de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA); Defensoria Pública do Estado da Bahia; Corpo de Bombeiros; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Câmara Municipal de Vereadores; e a sociedade civil organizada.

Inicialmente, a estrutura prevê reuniões periódicas, mapeamento de áreas prioritárias e ações conjuntas nos territórios mais vulneráveis, focando no combate à criminalidade e fomento das políticas públicas sociais e mediação de conflitos.

Foto: Everaldo Paixão

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.