Rosemberg solicita à Alba formalização de convite a Alexandre de Moraes para entrega da Comenda 2 de Julho

 Rosemberg solicita à Alba formalização de convite a Alexandre de Moraes para entrega da Comenda 2 de Julho

Instituída em 1999 pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado e ao país, será entregue ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Morais, por indicação do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo Jerônimo Rodrigues no Parlamento baiano.

“Solicitei à presidenta [da Alba] Ivana Bastos para fazer contato com a assessoria do ministro e com o STF. Não é nenhuma provocação, apenas para fortalecê-lo diante dessa tentativa de desgaste por parte da família do ex-presidente Jair Bolsonaro”, afirmou o parlamentar.

O Projeto de Resolução (PRS) 03050/2022 foi aprovado na Casa de Leis, por dispensa de formalidades, e aprovada por unanimidade em plenário.

“Aprovamos em 2022, inclusive com os votos da Oposição, porque naquele momento de instabilização do Supremo Tribunal Federal, numa tentativa de desgaste às instituições, o ministro assumiu uma postura que acabou fortalecendo as instituições”, explicou Rosemberg, em entrevista ao programa Portal Esfera no Rádio, da Itapoan FM.

Para o líder governista, com a radicalização do bolsonarismo contra o Poder Judiciário brasileiro, que sofre ataques e ameaças da extrema-direita brasileira desde 2018, é necessário o fortalecimento das instituições e das pessoas que as representam.

“O ministro Alexandre de Moraes está apanhando bastante, inclusive com medidas esdrúxulas, como as do presidente dos Estados Unidos, e é nessa hora que precisamos fortalecê-lo”, defendeu o petista.

07.08.2025
Assessoria de Imprensa
Deputado Rosemberg Pinto (PT)
Liderança do Governo na Alba

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.