Diálogo e cidadania marcam 15ª Conferência de Assistência Social em Lauro de Freitas

Ao som da Orquestra Neojiba Lauro de Freitas, os conferencistas da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social deram início, na tarde desta quinta-feira (7/8), ao evento social mais aguardado do ano. Promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), a iniciativa segue até esta sexta-feira (8/8), no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Lauro de Freitas, localizado na Rua São Cristóvão, bairro de Itinga.
O público é composto por usuários de programas sociais, trabalhadores do setor, gestores públicos e representantes da sociedade civil. Durante a conferência, está sendo abordado o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) oferece um conjunto de serviços destinados a garantir que o cidadão não fique desamparado em situações inesperadas que comprometam seu acesso aos direitos sociais. A conferência integra as etapas preparatórias para a Conferência Estadual e, posteriormente, para a Nacional, com o objetivo de avaliar e propor avanços.
Presente no evento, a prefeita Debora Regis destacou a importância de cuidar das pessoas. “Gostaria de parabenizar a todos os presentes e, em especial, aqueles que contribuíram diretamente para a construção deste momento. Esse cuidado, que vai desde a organização até uma simples água servida a todos, simboliza o compromisso da gestão com o bem-estar da população. Nosso trabalho é pautado no acolhimento, na escuta ativa e na humanização dos serviços públicos. Sabemos que quem busca a assistência social o faz por necessidade real, e é nossa responsabilidade garantir não apenas o acesso aos benefícios, mas também criar caminhos de autonomia, por meio da profissionalização e da geração de oportunidades”, afirmou a gestora.
A secretária da SEMDESC, Diana de Souza, também reforçou a importância do momento. “A conferência é um espaço fundamental para ouvirmos quem está na ponta do atendimento: os usuários dos programas sociais e os trabalhadores do sistema. É através desse diálogo que construímos propostas reais, capazes de transformar a assistência social no nosso município e fortalecer a política nacional”, disse a secretaria.
A programação do evento inclui apresentações culturais, palestras, debates e grupos de trabalho organizados em cinco eixos temáticos: Universalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Aperfeiçoamento contínuo do SUAS; Integração de benefícios e serviços socioassistenciais; Gestão democrática e Informação do SUAS e comunicação transparente sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Eliane Azevedo Amorim, disse em sua fala que é a coletividade que move o SUAS. “O SUAS tem uma característica que precisa ser reafirmada: o seu conselho não é consultivo, é deliberativo. E esta conferência é a instância máxima de deliberação da política pública de assistência social no nosso município. É aqui, neste espaço democrático, que vamos definir o futuro. É aqui que decidiremos os rumos que a assistência social precisa trilhar”, disse Amorim.
Entre os participantes, a assistente social Daniele Viana destacou a importância do encontro. “Participar desse evento é extremamente significativo, pois trata-se de um espaço legítimo de participação política e construção coletiva. É por meio desse diálogo que conseguimos pensar políticas públicas mais integradas, transversais e alinhadas às realidades dos territórios. Nosso trabalho, por exemplo, é voltado para a juventude e para pessoas em situação de rua e de extrema vulnerabilidade social aqui em Lauro de Freitas. E é por isso que momentos como este são tão importantes. É escutando as vivências dos usuários que conseguimos construir estratégias mais eficazes, humanas e adequadas às demandas reais da população”, disse.
Além da subsecretaria da SEMDESC, Lara Félix, estiveram presentes representantes da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, Fórum dos Trabalhadores, Fórum Estadual dos Usuários do SUAS, Conselho Municipal de Assistência Social, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Lauro de Freitas (ASSEPMULFE-BA).