No TCE, Jerônimo Rodrigues prestigia entrega de medalha ao mérito na sessão de aposentadoria do conselheiro Antonio Honorato

 No TCE, Jerônimo Rodrigues prestigia entrega de medalha ao mérito na sessão de aposentadoria do conselheiro Antonio Honorato

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) realizou, nesta sexta-feira (8), uma sessão especial para conceder a Medalha do Mérito Ruy Barbosa ao conselheiro Antonio Honorato de Castro Neto, em sua última participação no plenário antes da aposentadoria. A honraria contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, de juristas e autoridades que participaram da cerimônia de reconhecimento à contribuição, por quase 25 anos, do decano à Corte.

“Essa honraria é também ao Tribunal de Contas, que sempre zelou e eu, agora como governador, testemunho as iniciativas sempre responsáveis com as contas públicas, que é o foco central do TCE. É garantia de que o recurso público, o orçamento público terá responsabilidade no seu gasto. Hoje é uma honra fazer esse agradecimento a Antonio Honorato por sua contribuição”, disse o governador.

O conselheiro recebeu a honraria dividindo a saudade que sentirá do trabalho e dos colegas. “Eu não sei se vou deixar um grande legado, mas vou deixar muitos amigos, e estou levando muita saudade de tudo e de todos. Isso eu tenho certeza. São 25 anos de na casa e eu, sinceramente, estou muito emocionado”, declarou Honorato.

No TCE, Honorato foi presidente, vice-presidente da instituição, corregedor e diretor da Escola de Contas, além de relatar contas de governo em diferentes exercícios. Entre os marcos de sua atuação está a homologação, em 2024, do primeiro Termo de Ajustamento de Gestão entre o Tribunal e o Governo da Bahia, voltado à correção de irregularidades em contratos de consórcios públicos intermunicipais.

O presidente do TCE, Marcus Presídio, respondeu com o mesmo sentimento. “A data de hoje nos traz sentimentos de alegria, por estar celebrando Honorato, concedendo essa medalha a ele, mas também de tristeza, pela saudade que ele vai deixar, e pelos serviços prestados à Bahia e ao nosso Tribunal de Contas. É uma sessão de muita emoção”.

Medalha do Mérito Ruy Barbosa

Criada em 1979, a Medalha do Mérito Ruy Barbosa é a máxima comenda concedida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Homenageia advogados e personalidades que prestaram serviços em prol do direito, da advocacia e da justiça no Brasil. O conselheiro Honorato, nomeado em 2000 após sucessivos mandatos como deputado estadual, recebeu a honraria na categoria Tribunal de Contas.

Repórter: Milena Fahel/GOVBA

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.