Vice-governador Geraldo Júnior participa do lançamento de programa nacional que leva inclusão digital a territórios culturais e tradicionais

 Vice-governador Geraldo Júnior participa do lançamento de programa nacional que leva inclusão digital a territórios culturais e tradicionais

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, participou, nesta sexta-feira (8), em Salvador, do lançamento do Programa Cultura Conectada, fruto da Cooperação Técnica entre o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério das Comunicações (MCom).

Geraldo Júnior, representando o governador Jerônimo Rodrigues, destacou que a parceria é estratégica para o fortalecimento das políticas públicas de cultura e inclusão digital. “A Bahia, berço de uma diversidade cultural única, está na vanguarda dessa agenda que une tecnologia, cidadania e respeito às nossas raízes. Essa iniciativa vai garantir que comunidades historicamente excluídas também sejam protagonistas na era digital, a exemplo de comunidades quilombolas e de terreiro, periferias urbanas, áreas rurais, povos indígenas e juventudes em situação de vulnerabilidade digital”, afirmou o vice-governador.

O acordo, assinado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, viabiliza a entrega de computadores recondicionados, o mapeamento do acesso à internet em territórios periféricos, quilombolas e tradicionais, e a oferta de formação digital. Além do eixo Afro-Digital, contempla também o eixo Soberania Digital – Cultura Viva em Rede, voltado à inclusão digital dos Pontos de Cultura em todo o país, articulando tecnologias livres, produção colaborativa, soberania tecnológica e redes comunitárias.

O Cultura Conectada é um eixo do Programa Computadores para Inclusão, que já atua há 18 anos, realiza o recondicionamento de equipamentos eletrônicos por meio de centros parceiros e doa os computadores para pontos de inclusão digital em todo o Brasil. Durante o evento, foram anunciadas ações de letramento digital afrocentrado, capacitação para manutenção e reutilização de equipamentos, apoio técnico e pedagógico contínuo e a criação do Mapa Nacional dos Quilombos e Povos de Terreiro Conectados.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.