Programa Águas de Camaçari encerra etapa com plantio de árvores no Rio Pojuca

Nas margens do Rio Pojuca, mãos pequenas e esperançosas tocaram a terra como quem escreve um futuro verde. Cada muda plantada carrega mais do que folhas: carrega sonhos de preservação, sementes de consciência e o desejo de ver a natureza florescer ao redor da comunidade.
Foi com esse espírito que, nesta terça-feira (12), alunos da Escola Municipal São José e da Escola Estadual de Pojuca plantaram 25 mudas de árvores na comunidade de Tiririca, localizada em Barra do Pojuca, zona rural de Camaçari. A ação marcou o encerramento de mais uma etapa do Programa Águas de Camaçari, conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), por meio da Diretoria de Meio Ambiente.
A engenheira sanitarista Maressa Lacerda, uma das responsáveis pelo programa, reforçou a importância dessa fase. “Hoje estamos concluindo mais uma etapa do Programa Águas de Camaçari em Barra do Pojuca. Este é o programa que atua na educação ambiental, na restauração e proteção das matas ciliares e na retirada de esgotos do rio. A primeira etapa de sensibilização da comunidade escolar se encerra hoje, mas já estamos planejando a próxima: a preservação da mata ciliar de um dos afluentes do Rio Pojuca”, explicou.
Estudantes, professores, representantes de ONGs, associações e empresas parceiras, como a Cetrel, Oscip e Indorama Ventures, estiveram presentes, somando esforços à Sedur na concretização da iniciativa. O projeto também premiou os melhores desenhos feitos por alunos das escolas participantes, como forma de incentivar o olhar sensível e artístico sobre a natureza.
Para o pequeno Wesley Gabriel da Silva Santos, de apenas 6 anos, aluno da Escola Municipal São José, da comunidade do Lodo, o momento foi marcante. “Estou feliz porque aprendi a plantar uma árvore. Quero plantar mais e ajudar minha comunidade a ficar mais verde”, afirmou.
A colega Maria Eduarda Ribeiro Santos, de 9 anos, também vivenciou a experiência com o primeiro plantio. “Eu nunca tinha plantado uma árvore antes. Achei muito legal saber que ela vai crescer e ajudar a cuidar do rio. Agora quero sempre ajudar a natureza” ressaltou.
O professor de biologia Francisco Pimenta, que acompanhou a atividade com os estudantes, destacou a importância pedagógica e ambiental da ação. “Esse tipo de projeto conecta o conteúdo das aulas com a realidade local. Os alunos aprendem na prática como suas atitudes impactam o meio ambiente e passam a se ver como agentes de transformação”, disse.
O Programa Águas de Camaçari já atingiu mais de 1.800 estudantes e vem se expandindo para a região da orla. Já beneficiou estudantes e escolas de Arembepe e, mais recentemente, Barra do Pojuca, que foi contemplada pela segunda vez consecutiva.
O módulo de educação ambiental do programa, trabalha com a conscientização da população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
O programa atua no combate à poluição dos rios de Camaçari, com ações de monitoramento, fiscalização e reflorestamento das margens. Além disso, promove atividades educativas em escolas e comunidades, envolvendo moradores, associações e empresas, na construção coletiva de uma cultura de respeito à água e ao meio ambiente.
Foto: Maryane Meira