Dia de Santa Dulce é celebrado pela comunidade católica em Lauro de Freitas

Viva Santa Dulce! Foi com essa saudação que os fiéis católicos de Lauro de Freitas, comemoraram nesta quarta-feira (13/8), o dia dedicado à primeira santa brasileira. As homenagens ao Anjo Bom da Bahia foram realizadas através de uma Missa Solene, pelos devotos da Comunidade Pitangueiras, ligada à Paróquia São João Evangelista de Vilas do Atlântico. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.
A missa foi celebrada pelo padre José Carlos Ferreira, conhecido como padre Zeca, junto com o bispo Dom Gabriel Santos Filho, e trouxe como destaque o legado da freira baiana e o cuidado com os pobres e enfermos. Irmã Dulce foi canonizada pelo Papa Francisco em 13 de outubro de 2019.
Presente na celebração, o vice-prefeito e gestor da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis, falou da importância do Anjo Bom. “É muito bom poder comemorar o exemplo que Irmã Dulce foi para todos nós, seu legado é eterno e nos impulsiona a cuidar cada vez mais das pessoas”, disse o secretário.
Para o padre Zeca, esse é o momento de a cidade reconhecer o legado de Irmã Dulce. “Para mim é uma alegria estarmos aqui em Pitangueiras, celebrando nossa santa.
Ela é muito importante, primeiro porque é baiana, segundo que é uma mulher da caridade, que olhou para os pobres, para as pessoas de rua, e terceiro, que ela é gente da gente. Então, a gente pode se inspirar muito com a caridade que ela praticou, e isso pode influenciar muitas pessoas aqui dentro do município de Lauro de Freitas. Muitos talvez nem conheçam, outros que conhecem, mas nunca se aproximaram, os que nunca se aproximaram podem se aproximar através das celebrações”, concluiu.
De acordo com Ailta Barros, de 76 anos, o dia da freira é um dia de muita fé. “Hoje eu estou muito emocionada, porque estamos comemorando além de Santa Dulce, também o crescimento da nossa comunidade. Estou muito feliz”.
Além da missa, que emocionou os presentes, foi realizado um bazar e uma quermesse, intitulado Amor em Movimento, com objetivo de ajudar a comunidade a ampliar a paróquia.