Camaçari sedia lançamento nacional de novas diretrizes para rastreio do câncer do colo do útero

 Camaçari sedia lançamento nacional de novas diretrizes para rastreio do câncer do colo do útero

Em um passo importante para a saúde da mulher no Brasil, na manhã desta sexta-feira (15), Camaçari foi o epicentro do lançamento nacional das novas diretrizes para o rastreamento do câncer do colo do útero, que incluem a adoção do teste de DNA-HPV como método primário, dentro do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. O evento aconteceu no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM), localizado no bairro da Gleba B. A iniciativa integra o Plano Nacional para Eliminação do Câncer do Colo do Útero e marca o início de uma nova etapa no combate à doença no país.

Em Camaçari, três unidades de saúde, que reúnem sete equipes de Saúde da Família, começaram a aplicar o novo teste, com apoio do CASM, sendo elas as Unidades de Saúde da Família (USFs) Camaçari de Dentro, Machadinho e Vila de Abrantes. A expectativa é que, com mais sensibilidade para identificar o vírus, a nova tecnologia permita diagnósticos mais precisos e rápidos, reduzindo o número de mulheres que descobrem a doença em estágio avançado.

O Ministério da Saúde, o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA) e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vão coordenar um programa escalonado de capacitação para que todos os 417 municípios baianos adotem o novo protocolo.

O teste de DNA-HPV substitui o exame citopatológico (Papanicolau) como método primário de rastreamento, oferecendo maior sensibilidade para detectar infecções por tipos oncogênicos do vírus e permitindo intervalos mais seguros entre os exames. O público-alvo são mulheres de 25 a 60 anos, com periodicidade de cinco anos para quem tiver resultado negativo.

Nos casos positivos para HPV 16 ou 18, há encaminhamento direto para colposcopia e para outros tipos, é realizada citologia reflexa. Quem fará a análise molecular será o Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz (LACEN-BA), da Sesab.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, afirmou que a chegada do novo modelo representa um avanço concreto na prevenção e no cuidado. “Estamos falando de uma estratégia que alia ciência, tecnologia e organização da rede para salvar vidas. Ao identificar lesões precursoras com mais precisão e antecedência, conseguimos agir antes que o câncer se desenvolva, reduzindo sofrimento e mortalidade. A Bahia está comprometida em garantir que essa mudança chegue a todas as mulheres que precisam”, enfatizou.

Aline Costa, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e Urgência do Ministério da Saúde, destacou que o novo rastreio é parte de uma política nacional ampla, cujo objetivo é eliminar o câncer do colo do útero como problema de saúde pública “Este lançamento inaugura um marco. A nova metodologia representa um grande avanço, tendo 99% de precisão, além de, por ser mais eficaz, permitir a ampliação dos intervalos de rastreamento para até cinco anos. Além disso, a estratégia dá mais dignidade para a vida das mulheres e trabalha na redução das desigualdades, já que o câncer do colo do útero tem uma maior incidência em mulheres mais pobres e das regiões Norte e Nordeste”, reforçou.

Na oportunidade, o prefeito Luiz Caetano ressaltou o empenho para avanços na saúde, especialmente com o trabalho conjunto entre os governos municipal, estadual e federal. “Este é um momento de muita alegria e emoção. Camaçari tem estado no protagonismo em todo o país: além de recepcionar este importante lançamento hoje, em breve vamos ter a nova Policlínica Regional de Saúde, cujas obras estão avançadas e é a primeira do Brasil a ser construída dentro do novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. O trabalho pela saúde está acontecendo, estamos transformando as unidades de saúde e teremos ainda novos equipamentos, como UBSs [Unidades Básicas de Saúde], as UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] de Vila de Abrantes e de Monte Gordo, um novo CAPS [Centro de Atenção Psicossocial] e CER IV [Centro Especializado em Reabilitação do Tipo IV]”, anunciou.

A secretária da Saúde de Camaçari, Rosangela Almeida, pontuou que a implantação da nova tecnologia para rastreio do câncer do colo do útero é também um marco para a rede municipal. “É uma oportunidade única de transformar o cuidado que oferecemos às mulheres de Camaçari. Com o DNA-HPV, vamos garantir mais precisão no rastreamento, mais agilidade na confirmação diagnóstica e mais segurança no tratamento, fortalecendo a atenção básica e salvando vidas”, afirmou.

Vale destacar que a vacinação contra o HPV é a forma mais eficaz de prevenção do câncer do colo do útero. A imunização previne infecções causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV), incluindo os tipos de alto risco oncogênico, e é especialmente eficaz quando realizada antes do início da vida sexual. Na Bahia, a cobertura vacinal é de 76,99% para meninas e 64,68% para meninos de 9 a 14 anos. Em Camaçari, os índices são de 72,76% e 54,50%, respectivamente.

O câncer do colo do útero é o segundo mais frequente entre as mulheres no estado e o terceiro em mortalidade. Em 2024, mais de 1,3 mil baianas foram internadas com a doença, e quase um terço delas recebeu o diagnóstico já em estágio avançado. A nova diretriz pretende mudar esse cenário, ampliando o acesso ao rastreamento e garantindo tratamento rápido para quem mais precisa.

O lançamento nacional das novas diretrizes para o rastreamento do câncer do colo do útero, nesta sexta-feira, contou com a presença da primeira-dama e deputada federal Ivoneide Caetano; da subsecretária municipal de Saúde, Gabriela Mendes; do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Camaçari, Paulo Costa; secretários municipais e vereadores.

Foto: Patrick Abreu

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.