Camaçari: Sejuv inaugura Espaço da Juventude e anuncia oferta de 500 vagas em cursos profissionalizantes

Um marco para a juventude de Camaçari. Assim foi esta sexta-feira (15), quando foram anunciadas três grandes ações voltadas para o público jovem. A data de hoje ficou marcada pela entrega do Espaço da Juventude, sediado na Casa da Criança e do Adolescente, e pela confirmação da realização da 1ª Semana da Juventude e oferta de 500 vagas de cursos profissionalizantes.
Ao lado de cerca de 150 estudantes da rede estadual de ensino, o prefeito Luiz Caetano falou sobre a articulação para oferta de capacitação profissional, de olho no futuro dos jovens camaçarienses. “Estamos montando com o Governo do Estado e discutindo com a BYD, para que absorva a mão de obra, especialmente, do pessoal jovem formado nas escolas de Camaçari. Estamos formalizando junto com o governo estadual abrir 500 vagas para cursos, através do Senai. Nós já fechamos um acordo para montar isso, para pegar essa juventude que queira ir para o mercado de trabalho e ter um espaço para ser absorvido”.
O evento foi promovido pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv). A pasta será a responsável administração do novo espaço, por meio da Diretoria de Juventude.
“Camaçari sofre há muito tempo com essa distância entre o jovem e o poder público. Então, o governo dá agora a possibilidade de a juventude ditar as regras, dizer qual é a política pública que lhes interessa. E esse espaço aqui é um marco, onde a gente construirá, num todo, a política de esporte, que é para todo o ser humano, junto com o Espaço da Juventude”, enfatizou o titular da Sejuv, Téo Ribeiro.
O diretor de Juventude da Sejuv, Darley Lima falou sobre esse novo momento, já que é a primeira vez que o segmento ganha espaço voltado só para reunir as políticas públicas para os jovens da cidade. “É um avanço para a juventude de Camaçari. A gente passou muitos anos sem ser pautados, damos um passo agora para construir algo muito maior. É importante fazer isso aqui, provando que a gestão se preocupa com o jovem, colocando o jovem no centro da discussão e colocando o jovem como protagonista”, frisou.
O Espaço da Juventude já estará aberto à população a partir de segunda-feira (18), com funcionamento das 9h às 12h e das 13h às 16h. O local é voltado à promoção da cidadania e fortalecimento das políticas públicas para os jovens, além de promover atendimento do Programa de Transporte Social, Técnico e Universitário (TSTU).
Outra novidade confirmada, a 1ª Semana da Juventude será realizada de 23 a 29 de agosto com programação diversificada, como conferência, missa, visita guiada, treinão e apresentações culturais.
Representando os jovens presentes, a presidente do Grêmio Estudantil Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana (Cetep-RM), Ana Júlia Soares, participou da mesa de abertura e falou do impacto provocado por um olhar especial à juventude. “Acho de extrema importância, e quero agradecer, principalmente para a juventude. Acho isso incrível, esse espaço vai ser de várias oportunidades para vários e diversos alunos”.
Atento a cada novidade, o estudante do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, Pedro Augusto Santos Souza, 17 anos, afirmou estar feliz e se sentindo representado. “Acho muito importante para o desenvolvimento de Camaçari. Muito importante para todos os jovens ter aprendizado, isso não estava em pauta e agora a gente vai ter oportunidade de estar nesses eventos”, finalizou.
Estavam presentes as secretárias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jeane Gleyde, e de Cultura, Elci Freitas, os vereadores Kaique Ara, Tagner Cerqueira, Luisão e João Dão, além do diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Camaçari, Lucio Marcos.
Foto: Juliano Sarraf