Jerônimo reforça apoio às exportações com inauguração de escritório da ApexBrasil em Salvador

Responsável por 43,8% das exportações do Nordeste em 2024, a Bahia deu mais um passo estratégico para ampliar sua presença no mercado internacional com a inauguração, nesta segunda-feira (18), do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Salvador. A unidade funcionará no espaço da BahiaInveste, no Caminho das Árvores, e tem como objetivo ampliar o suporte às empresas baianas, especialmente diante do recente aumento de tarifas impostas pelos Estados Unidos.
Durante a solenidade, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a relevância da iniciativa: “A Bahia desempenha hoje um papel muito importante na internacionalização da economia brasileira. Vamos fortalecer o setor empresarial e a estrutura de governo para garantir que a Bahia continue com destaque na agenda de exportação. A Apex na Bahia nos dá esse apoio”, afirmou. O escritório entrará em funcionamento em setembro e será fundamental para apoiar setores como o de mel, pescado, pneus, manga e outras frutas, além de estruturar estratégias de diversificação de mercados.
O evento, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), contou com a assinatura de acordos entre o Governo da Bahia, a ApexBrasil, a Fieb, a BahiaInveste e o Sebrae. O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou o papel estratégico da Bahia no mercado exportador: “O estado tem enorme potencial de crescimento com algodão, soja, petróleo e celulose. Agora nos somamos à BahiaInveste para apoiar empresas que hoje enfrentam tarifas de até 50% nos EUA e também para abrir novos mercados”.
Além da abertura do escritório, foi lançado o Núcleo Bahia do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que atenderá 350 empresas com capacitação e consultoria em quatro regiões do estado: Salvador, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista. O programa dará suporte para internacionalização de marcas e missões comerciais, a exemplo da Tem Dendê Gourmet, empresa que está se preparando para exportar acarajés congelados para países como França, Canadá, China e Portugal.
Em 2024, a ApexBrasil apontou que as exportações baianas somaram US$ 11,9 bilhões, com destaque para produtos da indústria de transformação (63,6%) e da agropecuária (30,1%), tendo como principais destinos China, Singapura, Canadá e Estados Unidos.