Camaçari retoma obras abandonadas e investe em reestruturação do município

 Camaçari retoma obras abandonadas e investe em reestruturação do município

A retomada de obras paralisadas há meses, com foco na reestruturação da cidade e oferta de melhor qualidade de vida para quem vive Camaçari, marcou o primeiro semestre de trabalho da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Entre as principais ações desenvolvidas estão as obras executadas em parceria com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. As intervenções são realizadas no Centro Histórico, na Avenida Eixo Urbano Central, no distrito de Barra do Jacuípe e em Itacimirim.

“Ao assumirmos a Secretaria da Infraestrutura, encontramos a cidade sem manutenção civil e com todas as obras paralisadas, algumas há mais de 60 dias. A Praça Desembargador Montenegro, importante ponto central que abriga a Igreja Matriz, estava cercada por tapumes, impedindo a circulação, aumentando o risco de acidentes e prejudicando o comércio local”, destaca o secretário José Mário Bastos.

No Centro Histórico, a segunda etapa das obras foi entregue em junho, contemplando a requalificação da Avenida Getúlio Vargas e a revitalização da Praça Desembargador Montenegro, que agora conta com uma fonte luminosa totalmente recuperada. Já em Barra do Jacuípe e Itacimirim, os trabalhos atingiram 90% de conclusão, com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano.

Como relata o titular da Seinfra, a lista das obras que estavam inacabadas e paralisadas ainda inclui a Praça do Alto da Cruz. O projeto prevê a instalação de bicicletário, quiosques, aparelhos de ginástica, entre outras melhorias.

No quesito praças públicas, mais de 200 espaços passaram por manutenção ou requalificação, em um esforço para revitalizar áreas de convivência e lazer em toda a cidade, a exemplo da Praça dos Arruelas, na Gleba C, e da Praça do Rosário, na Gleba B.

Na área da saúde, 18 unidades receberam serviços de manutenção ao longo do primeiro semestre. As intervenções incluem melhorias estruturais, além de reparos elétricos, hidráulicos, pintura e demais adequações conforme as necessidades de cada unidade. Entre elas, destaca-se a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Phocs, que em janeiro recebeu uma intervenção no sistema de drenagem, para corrigir falhas deixadas por uma obra da gestão anterior, localizada nas imediações da UPA.

Entre março e abril, a Seinfra iniciou diversos serviços de drenagem, que continuam a ser executados para atender demandas específicas de diferentes localidades. As ações incluem manutenção de sistemas existentes e modernização de estruturas obsoletas, e já passou pela Estrada da Cascalheira (BA-531), Parque das Mangabas, Centro, Parque Verde I, Gleba C e Ponto Certo.

Em abril, teve início a Operação Tapa-buraco. As ações acontecem em diversas ruas na sede e orla de Camaçari, como Gleba E, Bairro Novo, Jardim Limoeiro, Inocoop, Phoc II, Phoc III, Ponto Certo, Verdes Horizontes e Centro. As intervenções são executadas em pontos da cidade considerados críticos, com base em um cronograma elaborado pela secretaria a partir de solicitações enviadas pela população.

O segundo semestre já começou com a requalificação da Praça Arlindo da Farmácia e a criação do espaço pet, o primeiro de Camaçari dedicado exclusivamente para animais domésticos. Além da continuidade da Operação Tapa-buraco e da construção da ponte que liga a Ilha do Meio à Avenida Principal de Itacimirim, e a manutenção das estradas vicinais que dão acesso às localidades de Jordão, Cancelas e Lagoa Seca.

A Seinfra também segue com as obras de requalificação da Avenida Eixo Urbano Central. A intervenção é feita por meio do financiamento do CAF.

Prestes a completar um ano da nova gestão, a Secretaria de Infraestrutura de Camaçari avança na retomada de obras paralisadas, na melhoria dos serviços públicos e na valorização dos espaços urbanos. As ações já implementadas refletem o compromisso da atual administração com a reconstrução da cidade e com a qualidade de vida da população, sinalizando um novo ciclo de desenvolvimento e eficiência na aplicação dos recursos públicos.

Foto: Patrick Abreu, Juliano Sarraf, Vitória Brayner e Jackson Santos

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.