“Pequenos negócios precisam competir em igualdade no exterior”, defende Otto Alencar Filho

 “Pequenos negócios precisam competir em igualdade no exterior”, defende Otto Alencar Filho

Projeto que permite aplicação de tratados contra bitributação ao Simples Nacional é aprovado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei Complementar nº 229/2024, de autoria do deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA). A proposta altera a Lei Complementar nº 123/2006 para permitir que empresas optantes pelo Simples Nacional possam aplicar os tratados internacionais contra bitributação firmados pelo Brasil.

O projeto corrige uma lacuna na legislação atual, que impede a dedução de tributos pagos no exterior por micro e pequenas empresas brasileiras, mesmo quando há acordos internacionais que garantem esse direito. A mudança garante mais segurança jurídica às empresas que atuam no mercado internacional e contribui para o alinhamento da legislação brasileira com as práticas recomendadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Esse projeto é fundamental para corrigir uma injustiça fiscal e garantir que as micro e pequenas empresas possam competir em igualdade no cenário internacional. É uma medida de estímulo à internacionalização dos nossos pequenos negócios”, destacou o deputado Otto Alencar Filho.

O texto segue agora para análise da Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Confira a íntegra: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2841165&filename=PLP%20229/2024

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.