Bahia investe em segurança e amplia ações comunitárias com Coletivos Pela Paz

 Bahia investe em segurança e amplia ações comunitárias com Coletivos Pela Paz

A política de segurança pública na Bahia vem sendo fortalecida com investimentos expressivos e a criação de novos espaços de participação comunitária. De janeiro a agosto de 2025, o Governo do Estado aplicou R$ 135,4 milhões na entrega de 846 novas viaturas para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica. Também foram investidos R$ 108,3 milhões em infraestrutura, com 70 novas unidades entregues às corporações.

O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou os avanços, como a proposta de criação de 28 novas unidades de segurança, a implantação de delegacias especializadas — entre elas a DECRIN, contra o racismo e a intolerância religiosa, e a DRCC, voltada a crimes cibernéticos — além da reestruturação salarial das forças de segurança. “Estamos há dois anos e meio reduzindo os índices de mortes violentas intencionais, especialmente em Salvador e Feira de Santana. Vamos seguir firmes nesse propósito”, declarou.

Outro eixo destacado foi a consolidação dos Coletivos Bahia Pela Paz (CBPP), que já realizaram mais de 200 atividades nos territórios, envolvendo escutas, formações e mobilizações comunitárias. Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, os coletivos são fundamentais:

“É onde o programa ganha vida. É ali que a comunidade aponta caminhos, denuncia ausências e constrói soluções conosco”, ressaltou.

O programa também firmou parcerias estratégicas com o Pronasci Juventude, o projeto Jovens Defensores Populares e o Convive, voltados à prevenção da violência e à promoção de cidadania entre jovens em áreas vulneráveis. O UNICEF foi convidado a integrar a Câmara Intersetorial de Prevenção e Acompanhamento de Casos, fortalecendo o caráter internacional da cooperação.

No âmbito da Justiça, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) também apresentou dados relevantes: foram mais de 18,6 mil medidas protetivas de urgência concedidas em 2025 até agosto, além de quase 50 mil processos criminais julgados no mesmo período.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.