Prefeitura dá continuidade à vacinação antirrábica domiciliar de cães e gatos

 Prefeitura dá continuidade à vacinação antirrábica domiciliar de cães e gatos

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SESA), segue com a campanha de vacinação antirrábica. Nesta etapa, as equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão vacinando cães e gatos diretamente nas residências. Até o momento, 543 animais já receberam a dose, sendo 387 cães e 156 gatos.

A vacinação casa a casa teve início em 4 de agosto e segue até 30 de setembro. O Dia D de mobilização está marcado para acontecer no dia 30/8, quando haverá reforço das equipes em diversos pontos da cidade. De acordo com o médico veterinário Luis Freitas, do CCZ, a ação é estratégica. “A vacinação contra a raiva é fundamental para manter o controle da doença em Lauro de Freitas. Além da etapa casa a casa, teremos o Dia D, e ainda contamos com pontos fixos de imunização que funcionam durante todo o ano”, explicou.

A raiva é uma doença viral que atinge mamíferos e compromete o sistema nervoso, provocando sintomas como mudanças de comportamento e agressividade. A vacinação é a única forma de prevenção e pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que estejam saudáveis e não tenham passado por procedimentos cirúrgicos recentes ou estejam em tratamento.

Moradores de Itinga têm aprovado a iniciativa. Para a dona de casa Reginalva Nunes, de 69 anos, a visita da equipe facilitou bastante. “Eu já estava pensando em levar meu cachorro ao CCZ, mas graças a Deus a equipe passou aqui na rua e vacinou o meu Charles na porta de casa”, disse. O tutor Emerson Soares, de 34 anos, também elogiou a iniciativa. “Achei muito boa a ação. Não precisei sair de casa para levar o Scooby na unidade, foi bem prático”.

A moradora Cláudia Soares, de 42 anos, contou que se sentiu aliviada. “Eu estava preocupada, porque meu cachorro ainda não tinha tomado a vacina. Quando a equipe passou aqui na rua, vacinei o Bile e fiquei muito feliz, porque eles precisam desse cuidado”. A jovem Brenda Carvalho, de 29 anos, também aproveitou a oportunidade. “Quero agradecer à Prefeitura de Lauro de Freitas por trazer a campanha até a minha rua. Consegui vacinar todos os meus animais e isso me deixou muito tranquila.”
Com a mobilização, a gestão municipal reforça que vacinar cães e gatos é um gesto de responsabilidade e carinho que protege não apenas os animais, mas toda a comunidade.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.