Prefeitura realiza ciclo de assessoramento técnico para fortalecer rede de proteção à infância e adolescência

 Prefeitura realiza ciclo de assessoramento técnico para fortalecer rede de proteção à infância e adolescência

Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção à infância e à adolescência em Lauro de Freitas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), deu início nesta quarta-feira (20/8) ao Encontro Interativo. O evento reúne profissionais das áreas de educação e assistência social que atuam diretamente com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. As atividades acontecem na Estação Cidadania (PEC 3000), localizada na Rua Paulo F. dos Santos, loteamento Pouso Alegre, em Itinga.

A programação, com duração de três dias (20/8, 27/8 e 03/9), tem como propósito a construção coletiva do fluxo de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. De acordo com a secretária da SEMDESC, Diana de Souza, o planejamento do fluxo vai assegurar não apenas o atendimento inicial, mas também estratégias de fortalecimento dos vínculos familiares e a garantia do acesso à educação, saúde e demais direitos fundamentais. “Estamos aqui para construir, planejar e criar um instrumento que seja referência para a atuação conjunta da rede de proteção no município, garantindo um atendimento qualificado, humanizado e intersetorial às crianças e adolescentes acolhidos”, destacou a secretária.

Participando do evento, a assistente social Marcela Vieira, técnica do CRAS de Itinga, ressaltou a importância da capacitação. “Este encontro representa um grande aprendizado. É a primeira vez que participo dessa formação técnica, que amplia nossa compreensão sobre as políticas públicas. No primeiro dia, estamos aprofundando conhecimentos sobre temas que já conhecemos na teoria, mas que na prática se apresentam de forma diferente. Tenho certeza de que sairemos mais capacitados, com dúvidas esclarecidas e preparados para desenvolver projetos que ampliem o acesso das famílias aos serviços e políticas públicas”, afirmou.

O ciclo de assessoramento técnico conta com a parceria de diversas instituições, entre elas: Aldeias de Crianças SOS (ONG), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, Judiciário, além de representantes das áreas de educação e saúde.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.