Barroso diz que julgamento de Bolsonaro traz “algum grau de tensão” ao país

 Barroso diz que julgamento de Bolsonaro traz “algum grau de tensão” ao país

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (25), durante evento da OAB, que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro — acusado de integrar uma trama golpista — e de outros sete réus impõe “algum grau de tensão” ao Brasil  .

Segundo Barroso, as sessões do julgamento ocorrerão de forma transparente, respeitando o devido processo legal e realizadas em ambiente público. O resultado, seja condenação ou absolvição, será determinado “de acordo com as provas”  . Ele destacou ainda a importância de encerrar um ciclo em que fosse considerada legítima a quebra da legalidade constitucional apenas por discordar de um resultado eleitoral  .

As fases do julgamento estão marcadas para acontecer entre 2 e 12 de setembro pela Primeira Turma do STF — composta por Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux —, e envolvem crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, com penas que podem ultrapassar 30 anos de prisão  .

Barroso ressaltou que o momento é delicado, considerando que Bolsonaro atingiu cerca de 49% dos votos nas eleições presidenciais, o que revela a presença de uma parcela expressiva da população que ainda o apoia.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.