Lauro de Freitas realiza encontro +Que Lilás e reforça políticas de enfrentamento à violência contra a mulher

 Lauro de Freitas realiza encontro +Que Lilás e reforça políticas de enfrentamento à violência contra a mulher

A Prefeitura de Lauro de Freitas promoveu, nesta terça-feira (26), o encontro +Que Lilás, iniciativa voltada à conscientização sobre os direitos das mulheres e à prevenção da violência de gênero. O evento, realizado no auditório da Faculdade Unime, foi organizado pelas secretarias municipais de Saúde (SESA) e da Mulheres, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR).

A programação contou com palestras, depoimentos e a apresentação teatral da Companhia de Teatro da Polícia Militar da Bahia, que abordou de forma artística a temática da violência contra a mulher. Além de reforçar a importância do acolhimento, a ação destacou a necessidade da denúncia por meio do Disque 180, como instrumento fundamental de proteção.

Para a secretária interina da Saúde, Elba Brito, a violência contra a mulher é também uma questão de saúde pública. “Quando uma mulher sofre, todo o seu entorno adoece: sua família, seus filhos, sua comunidade. Por isso, a integração entre as secretarias é fundamental. Essa ação transversal fortalece a rede de proteção, amplia o alcance das políticas públicas e garante que cada mulher tenha não apenas acolhimento, mas também o cuidado necessário para reconstruir sua vida com dignidade e segurança”, afirmou.

A subsecretária da SEMPADHIR, Cláudia Gomes, ressaltou que o Agosto Lilás vai além da campanha simbólica: “O +Que Lilás representa políticas públicas concretas, construídas para proteger, acolher e fortalecer as mulheres de Lauro de Freitas. É a materialização da resistência e do compromisso com a vida das mulheres”.

Também presente no evento, a tenente Bárbara Soares, coordenadora do Grupo de Teatro da PM, destacou o papel da arte como ferramenta de transformação. “Com teatro, dança e música conseguimos dialogar com a sociedade sobre temas de grande relevância, mostrando uma face preventiva e social da Polícia Militar, voltada à responsabilidade e à cidadania”, afirmou.

A iniciativa reuniu autoridades municipais, representantes de conselhos e entidades da sociedade civil, fortalecendo a integração de políticas públicas no enfrentamento à violência de gênero. Entre os presentes estavam Fátima Barbosa, chefe de Gabinete da Prefeitura; Luana Oliveira, superintendente de Atenção Especializada; Carla Tatiane Fagundes, superintendente de Políticas para Mulheres; além de lideranças dos Conselhos Municipais de Saúde e de Defesa dos Direitos das Mulheres.

O encontro +Que Lilás consolida a agenda de Lauro de Freitas no Agosto Lilás, reforçando o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde, dos direitos e da segurança das mulheres, em busca de uma cidade mais justa, inclusiva e livre da violência.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.