Comissão da reforma política deverá ser instalada nesta terça

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, marcou para esta terça-feira (25) a instalação da comissão especial que vai discutir a reforma política. Em reunião com deputados que vão participar do colegiado, ficou acertado que, para acelerar a votação, alguns temas menos polêmicos poderão ser “fatiados” para que a análise seja feita ainda este ano.

“Não podemos mais fugir deste debate. O sistema eleitoral brasileiro faliu e precisa ser refundado, nem adianta mais reforma, porque isso é pouco. Este sistema já foi reformado várias vezes e está prestando para muita pouca coisa”, definiu Rodrigo Maia.

Segundo ele, o principal problema é o financiamento das campanhas, que não poderia ser realizado apenas com os recursos atuais do fundo partidário. “Ou mudamos o sistema ou daqui a pouco vamos precisar de mais dinheiro público para financiar as eleições. Ninguém está se dando conta de que R$ 1 bilhão por ano do fundo partidário não dá para financiar uma eleição geral. Ou reduzimos o custo ou teremos que fazer um sistema que permita eleições mais baratas”, declarou.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.