Prefeitura e Polícia Civil unem esforços em Operação Proteção Integrada

Na noite desta terça-feira (2/9), por volta das 19h, teve início em Lauro de Freitas a Operação Proteção Integrada, realizada em toda a área de abrangência da 23ª Delegacia Territorial (DT) da Polícia Civil. A ação contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), que disponibilizou agentes da Guarda Municipal para a execução da operação.
A iniciativa foi realizada nos bairros de Vilas do Atlântico, Buraquinho e no Centro de Lauro de Freitas, com o objetivo de reforçar a segurança da população, promover a integração entre as forças de segurança e realizar abordagens a pessoas em situação de rua, após registros de arrombamentos e pequenos furtos nessas localidades.
O secretário municipal da SSPLF, Glauber Moraes, destacou a importância da ação conjunta. “Esta colaboração entre a secretaria, através da Guarda Municipal, e a Polícia Civil é fundamental para ampliar a sensação de segurança e bem-estar da população, demonstrando que estamos presentes em todos os lugares. Reunimos diversas viaturas e mais de 20 agentes, com a finalidade não apenas de patrulhar a cidade, mas também de abordar moradores em situação de rua. Nessas situações, verificamos a existência de mandados em aberto e, quando necessário, realizamos os encaminhamentos à Justiça. Além disso, elaboramos relatórios que subsidiam ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC)”, afirmou o gestor.
Ainda segundo Glauber, essas operações são fundamentais para coibir delitos de menor potencial ofensivo e fortalecer uma segurança pública mais efetiva, integrada e próxima da comunidade.
O delegado titular da 23ª DT, Joelson Reis, avaliou a primeira noite da operação como positiva. “Durante todo o percurso, após algumas abordagens e incursões, não identificamos nenhuma situação que necessitasse condução para a unidade policial”, informou. Ele também reforçou o impacto das ações integradas no combate à criminalidade. “O trabalho conjunto em nosso município tem contribuído significativamente para a redução dos índices criminais, principalmente dos CVLIs [Crimes Violentos, Letais e Intencionais]. Estamos há 43 dias sem registros desse tipo de crime em nossa área e, no início do ano, alcançamos 97 dias consecutivos sem homicídios”.
Segundo o delegado, a presença ostensiva das forças de segurança em Lauro de Freitas tem refletido compromisso, eficiência e resultados concretos, elevando a confiança da população nos serviços públicos de segurança.